Siminove_interna

Pesquisadores de quatro instituições de “Ciências da Vida”, estudantes, empresários e demais interessados terão evento com ampla programação sobre como transformar pesquisa em tecnologias para o mercado

O VIII Seminário de Empreendedorismo e Inovação – SIMINOVE, maior evento de Minas Gerais sobre o assunto, será realizado em parceria com quatro instituições da área Ciências da Vida, em Belo Horizonte. São elas: Fundação Ezequiel Dias – FUNED, Biominas Brasil, Fundação Hemominas e Centro de Pesquisas René Rachou – Fiocruz Minas.

O evento, gratuito, terá foco no empreendedorismo e transferência de tecnologias inovadoras para a área da saúde. O SIMINOVE acontecerá em 16 de junho na FUNED, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte.  A participação é aberta a toda comunidade acadêmica, das áreas de ciências médicas e biológicas. O público-alvo são professores, pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado e empresas incubadas das quatro instituições participantes, além de empresários de biotecnologia e demais interessados no tema.

Para a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Pesquisas René Rachou/Fiocruz Minas, Cristina Carrara, o Siminove será uma grande oportunidade para que informações sobre propriedade intelectual, transferência de tecnologias e inovação cheguem até a comunidade, por meio do contato com palestrantes de grande relevância na área de inovação em saúde. “Temos a expectativa de que nossos pesquisadores e alunos se sensibilizem ainda mais para a temática da inovação e se sintam motivados a trabalhar na transformação de ideias em produtos”, conta.

Segundo a Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias, Esther Margarida Bastos, “o Simimove auxiliará no fomento à Inovação, aproximando a tecnologia desenvolvida na instituição ao mercado”.

Programação

Estarão presentes no VIII Siminove nomes de grande importância para o cenário do empreendedorismo e da inovação de Minas Gerais e do Brasil. Estão programadas seis palestras e duas mesas de discussões abertas a perguntas do público. O professor titular do IFSC-USP e ex-presidente do CNPq, Glaucius Oliva, abordará o Ciclo da Inovação formado pela interação entre academia, governo e mercado; o sócio da Remer Villaça e Nogueira, Fernando Seixas, tratará de Propriedade intelectual e a importância de patentear ideias; o presidente da Ampligenix Biotech, Leonides Rezende Júnior, falará sobre transferência tecnológica em palestra sobre Como transformar ideias em notas fiscais.

Já o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de MG – Fapemig, Paulo Beirão, irá falar da Articulação e Pesquisa em rede; e o professor Dr. da Unicamp, Paulo Arruda, sobre o tema Pesquisa aplicada como fonte de benefícios para a sociedade. Além disso, será apresentado o Caso de sucesso em Inovação Aberta do Grupo Hermes Pardini, pelo Diretor Comercial Corporativo, Alessandro Ferreira.

Inscrições

As inscrições para o Siminove são gratuitas e limitadas. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário, clicando aqui. Mais informações sobre o Seminário podem ser obtidas no site www.simi.org.br.

Conheça o Siminove

O Seminário de Empreendedorismo e Inovação – SIMINOVE é uma ação do Sistema Mineiro de Inovação – Simi para promover a cultura do empreendedorismo e a inovação tecnológica em Minas Gerais, por meio de palestras com especialistas e debates. É aberto a toda comunidade acadêmica (estudantes, professores e pesquisadores), empresários e demais interessados.

Depois de sete edições de sucesso, em Viçosa, Montes Claros, Uberaba, Belo Horizonte (2013), Lavras, Juiz de Fora e Ouro Preto, o SIMINOVE Ciências da Vida promete ser um espaço de construção de conhecimento e discussões sobre a inovação na área de saúde, como oportunidade para novos mercados, desenvolvimento profissional e competitividade.

Saiba como foram as edições anteriores.

Realização

Esta edição do Seminário de Empreendedorismo e Inovação – Siminove é uma ação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias, Biominas Brasil, Fundação Hemominas e Centro de Pesquisas René Rachou – Fiocruz Minas.

Serviço:

VIII Seminário de Empreendedorismo e Inovação – SIMINOVE (Ciências da Vida)

Data: 16 de junho de 2015

Horário: Credenciamento a partir das 8h

Local: Fundação Ezequiel Dias – Auditório José Agenor Alvares da Silva – Rua Conde Pereira Carneiro, 80, Gameleira, Belo Horizonte/MG

Outras informações: parceria@simi.org.br ou (31) 3915-5069

Inscrições gratuitas: www.simi.org.br