Diagnostico da Infraestrutura de ICTs de Minas GeraisO documento é um estudo pioneiro por discutir de forma conjunta dois assuntos amplamente debatidos: a infraestrutura das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e a interação entre estas instituições e as empresas. Estes dois fatores são de fundamental importância para o amadurecimento do sistema local e nacional de inovação e, consequentemente, para o aumento de competitividade econômica. Ademais, ele tem como foco de análise as ICTs, ao contrário de muitos estudos que são construídos a partir do ponto de vista das empresas.

Este estudo é pioneiro e inovador, ainda, ao considerar um conceito de infraestrutura que envolve três componentes: físico, humano e institucional. Este conceito reflete a complexidade da questão da infraestrutura científica e das relações entre ICTs e empresas, que extrapola o conceito clássico de infraestrutura.

Espera-se com esta publicação fomentar e embasar discussões que possam fortalecer as relações entre os diferentes atores do sistema de inovação em Ciências da Vida, não só no estado de Minas Gerais, mas em todo o país.

Download Gratuito