fbpx

Goal Belo! projeta Belo Horizonte como capital da biotecnologia

18

ago 2016

Por:Biominas Brasil
Biominas | Biominas HUB | Coworking | Empreendedorismo | Eventos | Inovação | Notícias

Nos próximos dias 18 a 20 de Agosto, será realizada a quarta edição do programa Goal Belo!, com foco no setor de biotecnologia. A iniciativa tem como objetivo consolidar a capital mineira como um destino atraente para negócios e divulgar internacionalmente setores que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do município. Belo Horizonte e sua Região Metropolitana são o segundo maior cluster de biotecnologia do Brasil, com 119 empresas instaladas no Estado, constituindo 30% das empresas do setor do país e empregando quase 5 mil pessoas.

A estratégia do Goal Belo! é promover o contato entre empresas nacionais e estrangeiras, apresentando a executivos e formadores de opinião a cadeia de valor local do setor econômico abordado. Esta edição acontece durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e aproveita o momento de exposição nacional e internacional da cidade – sede de 10 jogos do torneio olímpico de futebol – como oportunidade para atrair investidores, jornalistas e executivos.

O programa é estruturado em três momentos, em que o convidado terá a oportunidade de interagir com a cidade nas perspectivas institucional, cultural e de negócios. O primeiro momento é voltado à apresentação dos incentivos institucionais locais ao setor de biotecnologia. Serão apresentadas as instituições que compõem a cadeia de valor local de biotecnologia, bem como as oportunidades de parcerias. O segundo momento do programa é voltado para a realização de negócios entre o convidado e empresas e instituições locais. A programação será finalizada no sábado, 20/8, com uma visita ao Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade seguida pela participação do convidado no jogo de disputa de bronze do futebol masculino das Olimpíadas Rio 2016 que acontecerá no dia 20/8, no Mineirão.

Convidado Internacional – A quarta edição do Goal Belo! traz Patrício Flores, chefe de Transferência em Biomedicina da Diretoria de Transferência e Desenvolvimento (DTD) da Universidade Católica do Chile. A DTD, ligada à Vice-Reitoria de Pesquisa, é a unidade responsável por promover a pesquisa aplicada, com a missão de promover a transferência dos resultados de pesquisa da Universidade para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Chile e do mundo. A DTD apoia a gestão de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento através da identificação, aplicação e acompanhamento das várias fontes de financiamento, tanto públicas como privadas. Na fase de transferência, apoia a procura de parceiros, empresas, empresários e/ou investidores para trazer os resultados da pesquisa para a sociedade e mercado. Uma vez encontrado os sócios adequados para realizar a transferência, apoia a negociação que pode levar à assinatura de um contrato de licença de exploração dos resultados da pesquisa ou a criação de uma empresa spin off, nos termos e condições acordados durante as negociações.

Oportunidades – A Universidade Católica do Chile possui muitos projetos voltados para o setor de Saúde e Biotecnologia, com foco na transferência de tecnologias e parcerias com o setor privado. Dentre as diversas tecnologias realizadas, destacam-se: Biomodelos, sobre impressão 3D de modelos ósseos, Thyroidprint, que trata da assinatura genética que determina a natureza dos nódulos da tireóide com determinada citologia, além de tratamentos contra o câncer e contra a epilepsia, entre outras.

Realizadores e parceiros – O programa Goal Belo! é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais. Conta como parceiro realizador a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Anbiotec) e com o apoio do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), da Fundação Dom Cabral, do Sistema FIEMG, da Biominas, do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

PROGRAMAÇÃO

19/8 – Sexta-Feira

8h30

Visita ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte – BH-TEC, com apresentações e debates.

11h00

Visita à Biominas Brasil, com apresentação de suas iniciativas em empreendedorismo, com foco na Incubadora Habitat e no programa BioStartup Lab, e visita às empresas incubadas.

14h30

Rodada de negócios com as principais empresas locais de Biotecnologia – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Convidado Internacional: Patrício Flores – Chefe de Transferência em Biomedicina – Diretoria de Transferência e Desenvolvimento (DTD) – Universidade Católica do Chile.

 

20/8 – Sábado

Atividade cultural – visita ao Conjunto Moderno da Pampulha e jogo de disputa da medalha de bronze do futebol masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Mineirão.

 

Mais informações:

Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais

Email: biancacoutinho@pbh.gov.br

Tel: (31)3246-0032

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br