finit_biominas_biostartuplab

Minas Gerais tem se consolidado como um dos estados brasileiros com ecossistema de inovação mais propício gerar, no curto prazo, resultados de impacto no que diz respeito a união entre ciência, tecnologia e novos negócios. Hoje, o estado conta com uma série de instituições, estruturas e empresas com programas e iniciativas voltadas ao fomento da inovação e que vem explorado a fronteira entre empreendedorismo e novas tecnologias.

Este ecossistema (ainda em formação) tem se mostrado diverso e também muito forte graças à mobilização e contribuição de diferentes atores que vêm tanto do governo como também da iniciativa privada. E é nesse ecossistema que a Biominas Brasil tem desenvolvido suas iniciativas de alcance nacional e internacional e tem encontrado abertura para dar continuidade e desenvolver novos programas que estão lhe permitindo se consolidar em seu propósito – a inovação e o empreendedorismo em ciências da vida – e pensar uma nova geração de negócios em saúde, agronegócio, meio ambiente e digital health.

Um dos momentos-chave do ano e que dará visibilidade ao trabalho que vem sendo executado em Minas será a realização da primeira edição da FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia cuja organização está sendo liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) por meio do Programa Minas Digital e também com grande envolvimento da Codemig e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, a FAPEMIG.

O que é a FINIT? A FINIT nasceu com a proposta de ser um grande hub e irá reunir grandes e consolidados eventos em um só local  e terá como público startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores. O evento incentiva a troca de informações, soluções e oportunidades e a geração de negócios, buscando promover o intercâmbio e o incremento do que há de avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo em diversas áreas.

expominas_3_fotorobson_vasconcelos

O evento acontece entre os dias 09 e 13/11 no Expominas em Belo Horizonte. A Biominas Brasil participa e apoia por meio do BioStartup Lab em dois dias do evento:

11/11 | 09h | BioStartup Lab TALK & PITCH – ARENA Experience | Espaço SEBRAE

O BioStartup Lab, programa de pré-aceleração, da Biominas promove dentro da FINIT uma edição do Talk & Pitch, que vai reunir empreendedores que participaram do programa e estão transformando ciência em novos negócios para impactar a vida das pessoas e inovar em setores tradicionais como o da saúde, o da indústria e o do agronegócio. O evento é dividido em dois momentos: um talk (entrevista) com os empreendedores, seguido do pitch de cada uma das startups participantes.

12/11 | 09h | Exposição de Startups – Espaço 100

Uma exposição que irá reunir 100 startups promissoras de diferentes segmentos e programas de aceleração de Minas, onde o público presente poderá interagir diretamente com os empreendedores, que irão apresentar suas soluções e buscar parcerias. A exposição abre a programação do DemoDay do Seed, programa de aceleração do Governo de Minas Gerais, um dos momentos altos da FINIT.

A FINIT tem grandes chance de entrar para a galeria de eventos-ícone do calendário anual de eventos de inovação no Brasil e na América Latina. Uma das grandes razões para isso  é a realização da primeira edição da Campus Party em Minas Gerais. A Campus Party é um evento global, é realizada desde 1997 e é tida hoje como a maior experiência tecnológica do mundo no que se refere à inovação, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. Ela incentiva a criatividade de seus participantes (os chamados campuseiros) com atividades que os levam a criar, interagir e trocar ideias que podem mudar o atual cenário do uso e da aplicação das novas tecnologias no mundo. Como em todas as suas edições, o evento contará com uma estrutura completa: camping, caravanas, maratonas, desafios tecnológicos, palestras e workshops.

 

A programação completa da FINIT está no site da feira (www.finit.mg.gov.br/programacao) e outros destaques seguem abaixo:


Campus Party

Como já dito, a Campus Party é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil e em vários outros países. Nele, são tratados os mais diversos temas relacionados à ciência e a tecnologia. Em relação à temática ligada a ciências da vida, esta edição de Minas Gerais traz as palestras “Biohacking, um novo termo para uma prática bem antiga” e “Bioinformática: ciência de fronteira que faz a ponte entre exatas e biológicas”. Veja a programação: www.minasgerais.campus-party.org/conteudos/agenda

Movimento 100 Open Startups

O Movimento 100 Open Startups tem como objetivo reunir startups com empreendedores classificados, especialistas, investidores e com a Rede Corporativa através de vários desafios globais propostos, de forma a gerar negócios. Os profissionais se conectam por meio da plataforma on-line, onde iniciam seus contatos, culminando nos encontros presenciais na FINIT. Neste ano, o 100 Open Startups parte com 20 desafios temáticos propostos por grandes empresas das mais diversas áreas. Dentre as atividades, estão o World Café com temas vinculados aos desafios da sociedade e do mercado, sessões speed-dating entre startups e executivos, sessões speed-mentoring com especialistas da capital e convidados, sessões speed-dating entre startups e executivos, sessões de pitch para fundos de investimento e rede de anjos olheiros. Saiba tudo aqui: www.finit.mg.gov.br/100open

Encontro iTEC 2016

No dia 10 de novembro acontecerá o Encontro iTEC 2016. Caso tenha um negócio inovador e queira oferecer soluções aos desafios e demandas tecnológicas propostas por grandes empresas, seu lugar é a Plataforma ITEC. Ela é uma ferramenta virtual gratuita na qual empresas apresentam seus desafios tecnológicos, para que solucionadores os conheçam e se proponham a atendê-los. A plataforma serve para iniciar o contato entre potenciais parceiros tecnológicos e o Encontro iTEC 2016 oferece a oportunidade do encontro presencial de vários atores do sistema nacional de inovação, ao mesmo tempo, em um único local, facilitando a interação e potenciais parcerias. Saiba mais em: www.finit.mg.gov.br/itec

Arena de Negócios

A Arena de Negócios CODEMIG é o espaço onde startups, empreendedores, investidores e empresários se encontram com o objetivo de gerar negócios. Dentro de sua programação, estão o SEED Day, o Summit San Pedro Valley, o Lemonade Demoday, o Deal Match Grow Plus, o Encontro da Gávea Angels, as Universidades Empreendedoras, palestras relacionadas à ciência e tecnologia e muito mais. Saiba mais em: www.finit.mg.gov.br/arenanegocios.html

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deixa Brasília pela primeira vez para integrar a FINIT. O evento, cujo tema é Ciência Alimentando o Brasil, tem o objetivo de aproximar a população dos temas de ciência e tecnologia, promovendo atividades de divulgação científica. A FAPEMIG participará do evento  com um stand com uma programação especial durante a SNCT na FINIT. Saiba mais em: www.finit.mg.gov.br/semanact