fbpx

Startups Finalistas do Biostartup Lab | Rodada INTERFARMA

28

jul 2017

Por:Biominas Brasil
Biominas | Biominas HUB | Coworking | Empreendedorismo | Inovação | Negócios | Notícias

As 10 empresas vencedoras do programa BioStartup Lab – Rodada INTERFARMA irão apresentar os seus projetos para possíveis parceiros e investidores no DEMODAY, agendado para acontecer em São Paulo, dia 03 de agosto, quinta-feira. A data marca o encerramento do programa, que reuniu 21 startups para uma série de treinamentos como forma de promover o empreendedorismo e a inovação no Brasil. Por conta da parceria com a INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), essa rodada teve foco em startups ligadas à saúde.

Para fomentar o empreendedorismo com produtos e serviços inovadores, o programa defende a aproximação entre iniciativa privada e universidades. Essa cultura é marcante nos países mais empreendedores do mundo, porém pouco efetiva no Brasil. Para o BioStartup Lab, a transição da pesquisa para negócio, da universidade para o mercado, pode resultar em soluções relevantes aos problemas atuais da saúde pública, além de proporcionar outras contribuições ao País.

Também é meta do programa diversificar o ecossistema de startups, que cresce no Brasil, porém muito focado na área de TI. Para isso, foi reunida uma rede de parceiros e mentores com competência e articulação nas áreas técnicas, de mercado e negócios, finanças e marketing.

Para a INTERFARMA, a inovação é essencial para o desenvolvimento de novas tecnologias que, em diversos países do mundo, já representam uma realidade. “Inovar é um caminho para o acesso a medicamentos que precisam estar à disposição dos brasileiros. Inovação diz respeito à pesquisa clínica, que promove a ciência, capacita profissionais de saúde e gera interação entre universidades, iniciativa privada e setor público. Outra consequência positiva são os investimentos que a inovação aporta ao setor, gerando empregos, melhores instalações para a condução de pesquisas e promovendo as exportações, com impacto na balança comercial”, afirma Maria José, diretora da INTERFARMA.

DEMODAY

Em maio, foram selecionados 21 projetos para participar do BioStartup Lab – Rodada INTERFARMA. Eram iniciativas de diferentes áreas, como bioinformática, nanofármacos, biofármacos, equipamentos médicos, digital health e biologia sintética, oriundos de universidades como USP, UFABC, UFG, UFRJ, UFMG, UNESP, e do Inatel.

Essas equipes estão passando por uma fase de imersão, na qual têm acesso a uma metodologia elaborada pela Biominas, voltada para o desenvolvimento de projetos em ciências da vida. Essa metodologia inclui workshops, treinamentos, lições aprendidas, atividades de networking, mentorias e sessões de validação, com a participação de grandes empresas associadas à INTERFARMA.

Essas equipes já passaram pelo 1º Roundtable, uma banca de avaliação que gerou pontuação e feedback. As 15 melhores pontuadas seguiram para a segunda fase do programa, que vai até o dia 25 de julho, quando acontece mais uma banca avaliativa, o 2º Roundtable. E, finalmente, as 10 melhores apresentarão suas soluções para potenciais parceiros e investidores no DEMODAY, um evento que encerra a rodada e elege a equipe vencedora.

Conheça as startups finalistas aqui.

Investor Circle Day

O evento tem um momento especial para abordar sobre investimentos no setor. O Círculo de Investidores provoca discussões que giram em torno do atual cenário e buscam alternativas para a construção de um melhor ambiente no contexto de Corporate Venture.

“O envolvimento das grandes empresas com as startups é fundamental para a melhoria do ecossistema de inovação no País. Esse é o conceito amplo de Corporate Venture que vamos discutir no evento. Por um lado, as empresas têm acesso a novas ideias, projetos, tecnologias e pessoas que podem ser de interesse para o seu negócio. Por outro, possibilita o acesso das startups a conhecimento técnico e de mercado e recursos que dificilmente teriam de outra forma. Este é o grande diferencial desta rodada do Biostartup Lab com a INTERFARMA”, afirma Eduardo Emrich Soares, Presidente & CEO da Biominas Brasil.

O encerramento do programa é aberto ao público e direcionado a investidores, grandes empresas de áreas relacionadas a ciências da vida, ecossistema de startups e interessados em ciência, empreendedorismo e inovação.

Garanta sua inscrição clicando aqui.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br