Cada dia mais, cresce a busca de empresas por startups para criar novos negócios que impulsionem a inovação. Essa prática permite a formação de um ecossistema empreendedor, que muda totalmente a forma como as empresas investem em tecnologia e inovação. Frente à essa nova questão, a 16ª Conferência Anpei de Inovação, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Belo Horizonte – MG, realizará um painel para debater a prática de corporate venture.

O debate será mediado pelo Gerente de Inovação da Braskem e Diretor da Anpei, Rafael Navarro, e tem o objetivo de expor o funcionamento da prática de corporate venture, que cresce de forma exponencial por ser diferente dos modelos de capital de risco tradicionais, nos quais os investidores financiam o crescimento de novos negócios. Neste modelo, é investido mais do que capital, ou seja, as empresas oferecem profissionais, conhecimento de mercado, estrutura operacional e canais de distribuição, que também têm grande valor para as startups.

Com a mudança de perspectiva sobre a inovação, as startups estão ganhando espaço ao propor soluções que também são de interesse das grandes empresas. Esse é o caso da Virturian, que desenvolveu um software, a partir do conceito de Indústria 4.0, que analisa e prevê quando algum motor elétrico apresentará problemas.

“A tecnologia diminui o risco de paradas na produção devido à quebra de equipamentos, que pode gerar um grande prejuízo para à indústria”, conta João Marinheiro, Diretor de Vendas da Virturian, que se tornou aliada de grandes empresas que utilizam seus produtos.

Propor soluções para empresas de grande porte é um dos caminhos para os negócios nascentes. E é essa visão do empreendedor que Marinheiro mostrará durante o Painel Inovação Baseada em Novos Negócios, que acontece no dia 31 de outubro das 14h às 15h no palco Meu Primeiro Negócio durante a 16ª Conferência Anpei em Belo Horizonte.

Para apresentar diferentes perspectivas desse tipo de inovação, o painel reunirá representantes de uma grande empresa, do empreendedorismo e de uma instituição do governo que fomenta a relação entre startups e grandes corporações, representada pela Gerente de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Elisa Carlos, que falará sobre o programa Startup-Indústria e a visão do governo na promoção dessa relação.

De acordo com pesquisa realizada pela ABDI, com 408 empresas da indústria de transformação, 21% delas já realizam negócios com startups; 45% ainda não sabem como proceder, mas estão se preparando para uma futura conexão com empresas novas; e 21% ainda não têm interesse.

Junto de Marinho e Elisa, estará presente também o Vice-presidente de Estratégia e Inovação do Grupo Algar, que contará sobre a experiência da empresa em inovar através de novos negócios, desde as iniciativas até os aprendizados. Esta é uma das poucas empresas brasileiras a criar um fundo de investimento para inovação.

Confira a programação da 16ª Conferência Anpei de Inovação
Buscando propiciar aos seus participantes uma experiência do ecossistema de inovação, através de visitas técnicas especialmente programadas, e com um layout integrador, painéis, debates, experimentações práticas, networking e vivências acontecerão em ambientes integrados.

Com o tema central “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, o evento irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.

As palestras com especialistas nacionais e internacionais abordarão tendências e movimentos no Brasil e no mundo que podem auxiliar o país nas políticas e práticas para o setor de P,D&I.

Confira a programação completa: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/

Participe!
As inscrições estão abertas. Faça a sua: www.anpei.org.br/conferencia2017/inscricoes/

Dinâmica do evento
Nos dias 31/10 e 01/11, palestras, workshops e vivências acontecerão simultaneamente nas estações e salas.

• Estação conhecimento: Apresentações simultâneas em três palcos diferentes. O público estará equipado com rádios receptores e fones de ouvido que sintonizarão os canais específicos de cada palco.

• Estação Experiência: Composto por cinco palcos, sendo quatro laterais e um central, a Área Maker, que contará com workshops práticos, vivências, palestras, etc.

• Salas: Serão utilizadas para a realização de cursos específicos, de rodadas de negócios e da Assembleia Ordinária do Associados da Anpei.

• No dia 30/10 serão realizadas as visitas técnicas: Importantes centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais poderão ser visitados pelos inscritos na 16ª Conferência Anpei de Inovação, como a sede do Google, o Espaço Seed, o Museu de Ciência e Técnica da UFOP, a Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto, o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, a Universidade Corporativa da Fiat e o Instituto Tecnológico Vale. Trata-se de uma ótima oportunidade de conhecer um novo ecossistema de inovação e de fazer networking com líderes empresariais de diferentes regiões do Brasil. Veja os roteiros e faça a sua inscrição: www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/visitas-tecnicas/

Sobre a Conferência Anpei de Inovação
Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.

Em sua última edição, ocorrida em agosto de 2015 em Recife – PE, o tema trabalhado foi “Inovação e competitividade globais”. O evento reuniu 1.175 participantes em três dias. Deste público, 44% vieram de empresas, 27% de instituições científicas e tecnológicas (ICTs), 9% de consultorias e 6% de agências governamentais. Os demais eram empreendedores e representantes de entidades de classe.

Parceria com a FINIT
Nesse ano, a Conferência Anpei de Inovação será realizada durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SEDECTES), a FINIT se destaca como um grande hub, reunindo importantes e consolidados eventos em um só local, tendo como público-alvo startups, grandes empresas, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia e inovação.

A missão da Anpei
A Anpei atua há mais de 30 anos com o ecossistema de inovação e possui expertise nesta nova dinâmica mundial de modelos de interação entre os principais atores, destacando-se como uma rica fonte de aprendizado, networking e articulação. Dentre suas ações, estão o estímulo a debates com a iniciativa privada, o governo e instituições científicas e tecnológicas para traçar melhores políticas e práticas para fomentar a inovação no país.

Serviço 16ª Conferência Anpei de Inovação
Data: 31 de outubro e 1º de novembro de 2017
Visita Técnica: 30 de outubro
Cidade: Belo Horizonte, MG
Local: Expominas. Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-000.
Saiba mais: www.conferenciaanpei.org.br