Sumário

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia. A Biominas Brasil e o SEBRAE Minas têm atuado em parceria na elaboração de estudos direcionados ao setor de Ciências da Vida com vistas a estimular a inovação no Estado e no país.

Resultados

  • O Diagnóstico do Setor de Biociências em Minas Gerais – 2014 analisa quatro fatores essenciais na geração de um ambiente inovador nas empresas desse setor: estratégia de pesquisa e desenvolvimento e inovação; estabelecimento de parcerias; recursos financeiros para a inovação; políticas públicas voltadas para a inovação. O estudo apresenta ainda um comparativo entre o atual ambiente de negócios do segmento com um estudo realizado há 10 anos, trazendo contribuições para a consolidação e crescimento do setor. Faça aqui o download.
  • O Guia Prático para Inovação em Saúde Animal – Da Bancada ao Mercado é uma iniciativa dentro do plano de ação do Polo de Excelência em Genética Bovina, localizado em Uberaba, para fortalecer o Estado de Minas Gerais como centro de referência e difusão de genética bovina, promovendo inovação tecnológica e novas oportunidades para o desenvolvimento deste setor. Faça aqui o download.
  • Parte do plano de ações para o desenvolvimento e consolidação do Polo de Tecnologia de Alimentos da cidade mineira de Viçosa, o Guia Prático para Inovação em Ingredientes de Alimentos – Da Bancada ao Mercado tem o objetivo de fomentar a inovação tecnológica neste setor. Faça aqui o download.

Os dois guias destacam a importância de se seguir as principais etapas do processo de inovação, indicando ao pesquisador e às micro e pequenas empresas que atuam e/ou pretendem atuar nesses dois setores as formas de avaliar a atratividade do seu projeto, as fontes de informação tecnológica, recursos e de mercado, conhecimentos básicos sobre proteção intelectual, etapas de desenvolvimento e estabelecimento de parcerias. Dessa forma, são importantes ferramentas para quem está iniciando uma pesquisa e/ou um empreendimento.

  • O Diagnóstico da Infraestrutura de ICTs de Minas Gerais Utilizada para Interação com Empresas de Ciências da Vida é um estudo pioneiro por discutir de forma conjunta a infraestrutura das ICTs e a interação entre estas instituições e as empresas, fatores de fundamental importância para o amadurecimento do sistema de inovação e, consequentemente, para o aumento de competividade econômica.  Faça aqui o download.
  • O estudo Nichos de Competências Científicas do Estado de Minas Gerais – Foco em Ciências da Vida oferece um conjunto de informações sobre as ICTs do estado de Minas Gerais e áreas que apresentam maior relevância dentro dos projetos científicos desenvolvidos por elas, bem como as particularidades de cada região quanto ao direcionamento e incentivo a pesquisas temáticas. Faça aqui o download.
  • O Cenário de Investimentos em Empresas de Ciências da Vida em Minas Gerais aborda os investimentos realizados no setor de Ciências da Vida no estado, no que diz respeito às oportunidades e desafios que precisam ser superados, sob o ponto de vista dos investidores e das empresas, quer sejam elas investidas ou em busca de um investimento. O Estudo contribui para uma análise realista de como este tipo de capital pode alavancar uma empresa. Faça aqui o download.