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6 Métricas para medir o progresso da sua empresa biotech, além das vendas

É muito comum que quando dois investidores se reúnem para conversar, um dedicado à área de biotecnologia e outro à tecnologia, surge um momento em que há uma dificuldade para eles se entenderem. Principalmente quando falamos sobre como medir o progresso de suas empresas.

Geralmente, para alguém que investe em tecnologia da informação (TI), a métrica principal costuma ser as vendas ou a participação no mercado. No entanto, para investidores em biotecnologia, essas métricas não são necessariamente as mais relevantes.

Compartilho seis indicadores que você pode medir, especialmente se estiver promovendo uma empresa nascente de biotecnologia:

  1. Construção de Links Comerciais

    São todas aquelas consultorias, interações ou mesmo desenvolvimento de produtos, que ao longo do caminho, podem se transformar em uma possível transação com clientes potenciais.

  2. Amadurecimento Tecnológico:

    Até onde avançou o desenvolvimento da tecnologia? Não é a mesma coisa fazer experimentos em laboratório do que estudos de campo ou testes-piloto. Normalmente, o trabalho mais valioso é aquele que aumenta ainda mais a eficácia e a segurança do que está sendo construído.

  3. Maturidade Corporativa:

    Quanto cresceu o organograma da empresa? Existem operações em regiões ou em outros países? Você tem uma diretoria funcional, formada por pessoas que realmente agregam valor para você? Fomos informados recentemente por uma de nossas empresas de diagnóstico que ele cresceu tão rápido que teve que implementar uma unidade de gestão e administração de recursos humanos e finanças para lidar com o aumento desproporcional da demanda durante a pandemia.

  4. Avanços na Propriedade Intelectual:

    Não se trata apenas de patentear. O importante é saber o quanto amadureceu a estratégia de Propriedade Intelectual. Isso inclui know-how, marcas e boas práticas, como a atualização periódica do modelo de liberdade de operação. Somente empresas que têm um bom conhecimento de si mesmas, de sua ciência e estratégia de negócios podem se sentir confortáveis ​​operando em mercados altamente regulamentados e competitivos, como os mercados biomédicos.

  5. Autonomia do Capital Humano:

    A empresa deve focar no desenvolvimento de seus líderes. É muito comum ver os fundadores em start-ups sendo o fator limitante do crescimento exponencial que sua empresa pode ter. Eles estão delegando o suficiente? O equipamento está operando de forma autônoma? As áreas-chave da empresa são lideradas pela pessoa certa?

  6. Levantamento de Capital:

    este é talvez o melhor proxy de vendas que uma empresa de biotecnologia pode ter. Se você pensar bem, para levantar capital você tem que saber vender para um “cliente” muito particular, o investidor. Quantas rodadas de capital você já teve? Quem foram seus investidores? O valor da sua empresa aumentou a cada rodada? Você conseguiu justificar bem o uso de seus recursos? Você obteve dinheiro de outras fontes que não o diluem?

 

Não vamos perder de vista que esses indicadores nos ajudam a avaliar indiretamente o valor que se consolidou em uma empresa de biotecnologia. Por muitos anos, serão os avanços na pesquisa que irão sustentar o valor da sua empresa. Portanto, não vamos nos desesperar se não tivermos vendas. Vamos assegurar que esta matriz de 6 pontos se expanda da forma mais uniforme possível, pois assim teremos maiores possibilidades de sucesso.

Nós preparamos esse vídeo que pode ser usado para entendê-lo melhor. E se você sem interesse em saber como avaliar da melhor forma essas 6 métricas, conheça nossa Masterclass em Bionegócios!  Espero seus comentários!

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