biominas brasil

NOTÍCIAS

Apesar da importância que a inovação representa para o estabelecimento de diferenciais competitivos, a adoção de ações concretas para a gestão da inovação ainda é muito incipiente na maior parte das empresas brasileiras, principalmente nas micro e pequenas. Tendo em vista a relevância deste tema, o 5º Café Empresarial realizado no último dia 03 de Novembro na sede da Incubadora HABITAT teve por objetivo a disseminação de informações enfocando seus benefícios e a divulgação de ações de apoio à implantação desta cultura nas organizações.

A palestra foi ministrada por Cristina Márcia de Oliveira Jesus da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e contou com apoio de Gabriela Fonseca Parreira do Instituto Euvaldo Lodi. Representantes das empresas incubadas e membros da equipe da incubadora e da Biominas Brasil prestigiaram o evento.

No encontro, foram apresentados aspectos conceituais, de organização e planejamento, indicadores e instrumentos de financiamento da ação inovadora nas organizações. Além disso, foram abordados exemplos práticos e inspiradores sobre a maneira como pequenas e grandes empresas inovaram em seus produtos e serviços, em seus processos, em suas estratégias de marketing e em seu modelo organizacional.

Um dos pontos destacados diz respeito ao estabelecimento de um modelo para inovação que contemple as fases de organização, planejamento, desenvolvimento e monitoramento da ação inovadora e ainda o alinhamento destes com o planejamento corporativo. É importante que a empresa defina de forma clara seu perfil de inovação e onde deseja inovar no futuro.

É fato que a busca por novos mercados, o atendimento a demandas emergentes, o aumento da produtividade tendo como premissa a redução dos custos e a criação de diferenciais competitivos são alguns dos motivos para se inovar. E a boa notícia é que entidades como IEL CNI, SEBRAE entre outras, somam esforços em disponibilizar sob a forma de edital, assessorias, consultorias e serviços especializados de apoio à gestão da inovação para aquelas empresas que desejarem “navegar” em um “oceano azul”.

Por: Ana Paula Santos

Rolar para cima