fbpx

6 competências valiosas que você PRECISA ter

10

jun 2020

Por:Biominas Brasil
Academy | Empreendedorismo

Escolher a direção da nossa carreira é um momento delicado: são muitas opções, e há uma dose grande de incertezas devido ao desconhecimento das possibilidades de competências e caminhos possíveis. Devo continuar na carreira acadêmica, fazendo pós-doutorado e depois concurso para professor-pesquisador? Sabemos bem que a concorrência dos concursos é acirrada, e os concursos, cada vez mais escassos. A carreira no mercado privado é atraente, mas igualmente concorrida. O desemprego entre mestres e doutores chega a assustadores 25% no Brasil (Estado de Minas, 2019). Pois é, um quarto da nossa mão de obra especializada está desempregada. Se a pós-graduação não é mais um diferencial no mercado de trabalho, então como posso me destacar em meio a tantos outros candidatos?

A capacitação em áreas adjacentes às técnicas se torna indispensável para conseguir uma colocação. Conhecimentos como os de negócios, empreendedorismo e inovação são valorizados quando queremos entrar no setor privado, seja em cargos de pesquisa e desenvolvimento ou áreas mais voltadas para negócios. Isso porque compreender o contexto de uma empresa pode facilitar sua adaptação na mesma, e comprovar que você entende como o sistema de uma empresa funciona. Mas não temos muito subsídio na academia para aprender essas coisas, não é mesmo? Então como adquirir esses conhecimentos? Fazendo cursos específicos sobre essas capacidades não relacionadas às técnicas científicas. A seguir, listamos 6 capacidades indispensáveis para a sua entrada no mercado de trabalho:

 

  • Soft skills

As soft skills são capacidades pessoais que irão prepará-lo para a jornada da inovação. Elas compreendem tópicos como a autogestão, autoconhecimento,  colaboração em equipe, liderança e produtividade. Ao fazer uma contratação, as empresas normalmente dão ênfase às hard skills (suas habilidades técnicas), mas as demissões costumam acontecer pela falta de soft skills (não saber se comportar em equipe, não ser produtivo ou não saber se expressar de forma adequada, por exemplo). O desenvolvimento deliberado dessas habilidades garantirá uma boa impressão na fase de entrevistas e sua permanência na empresa.

 

ACESSE AGORA: CURSO GRATUITO DE PENSAMENTO CRÍTICO 

 

  • Modelo de negócios

Sim, mesmo se você for se candidatar para uma vaga técnica, é importante saber o básico sobre modelo de negócios! Isso porque você terá uma maior clareza do mercado em que a empresa está inserida, o perfil de clientes… Aprendendo sobre estes assuntos e outros (como marketing e vendas), você entenderá melhor as decisões estratégicas tomadas pela gerência, e também compreenderá melhor como uma empresa funciona, e a importância dos seus diversos departamentos. Isso garante que você consiga lidar bem com times multidisciplinares vindos de diferentes áreas, e seja assim um funcionário melhor.

 

  • Gestão ágil de projetos

Metodologias tradicionais de gestão de projetos estão datadas por não trazerem bons resultados. Hoje, temos ferramentas e técnicas mais modernas que auxiliam na agilidade do desenvolvimento de projetos, fazendo com que você e sua equipe alcancem seus resultados de forma mais eficiente. Chamamos estas metodologias de gestão ágil de projetos, por acelerarem o ciclo de planejamento, execução, checagem e ação de tarefas. Esta habilidade mudará sua forma de ver tanto projetos corporativos, quanto científicos e pessoais!

 

As novas tecnologias que desenvolvemos podem ser extremamente inovadoras, e para garantir que os inventores se beneficiem de suas descobertas, explorando-as comercialmente, é importante fazer  a proteção daquela propriedade intelectual. Entender melhor como funciona o universo da PI, nos ajuda a  ter clareza a respeito do que é sigiloso e o que pode ser falado/exposto, além de compreender a autoria e posse da propriedade intelectual. Isso nos faz profissionais mais conscientes e pode economizar recursos da empresa na qual você trabalha.

 

  • Aspectos regulatórios

Em ciências da vida, várias classes de produtos e serviços devem ser certificados antes de chegarem ao mercado. Isso acontece para aferir a segurança dos mesmos, quando entrarem em contato com a população. Entender o processo que se dá para levar uma descoberta ao mercado pode ser uma competência valiosa ao integrar uma equipe corporativa, pois assim já se pode inserir os testes necessários para a certificação no plano de desenvolvimento da solução.

 

  • Desenvolvimento de pesquisas voltado para resultados

São muitas as diferenças entre a pesquisa básica e a aplicada. No mundo corporativo, as empresas tendem a apoiar pesquisas aplicadas ao negócio principal da empresa. Para isso, conhecer sobre metodologias de desenvolvimento de pesquisas voltadas para resultados é uma capacidade interessante. Isto dá uma perspectiva mais ampla do desenvolvimento de produtos, e também uma visão da área de inovação da empresa. É uma forma de reunir diversas das competências descritas anteriormente e obter resultados reais para o seu projeto.

 

No curso de Introdução em Startups para Pesquisadores da Biominas Academy, você irá adquirir estas e outras competências importantes para a sua entrada no mercado de trabalho. Não perca essa oportunidade, matricule-se já!

  1. MICHELLE CRISTINA DOS SANTOS disse:

    Estou tendo oportunidade de conhecer ou adquirir conhecimentos. Acredito que seja o caminho para o mercado de trabalho. É desafiador e ao mesmo tempo interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br