fbpx

O boom no mercado de Biotech e Digital Health no mundo atual: o que podemos aprender com os números?

12

mar 2021

Por:Biominas Brasil
Biominas HUB | Estudos do Setor | Inovação

É impressionante como, cada vez mais, a biotecnologia e as soluções digitais estão presentes em nosso dia-a-dia! Elas são ferramentas eficientes para melhorar o acesso à saúde e suprir as necessidades médicas da sociedade. Além disso, por suas inúmeras aplicabilidades, tais recursos também vêm se destacando na indústria da agricultura, que utiliza essas tecnologias para potencializar a produtividade agrícola e reduzir o impacto de fatores negativos. 

Estes são apenas alguns exemplos que explicam o crescimento considerável do mercado de biotecnologia e digital health nos últimos anos. De acordo com um relatório publicado pela Fior Markets, o mercado global de biotecnologia deve saltar de US $447,92 bilhões em 2019 para  US $833,34 bilhões em 2027, crescendo a uma taxa anual de 7,02% durante o período de previsão 2020-2027. A pandemia do novo coronavírus acentuou ainda mais esse cenário, causando um ‘boom’ de empresas de tecnologia em saúde. Conforme matéria da revista Exame, as ações de biotecnologia chegaram a subir mais de 1.000% neste período. Da mesma forma, os investimentos na área de digital health são cada vez maiores.

 

Principais mercados ao redor do mundo

Segundo um estudo realizado pela Grand View Research (GVR), os países com maiores mercados no setor de Biotecnologia de cada continente são: Estados Unidos (América do Norte), Alemanha e Reino Unido (Europa), China e Japão (Ásia e Pacífico), Brasil (América do Sul) e África do Sul (África e Oriente Médio).

 

Cenário brasileiro do mercado de Biotecnologia e Ciências da Vida

Um levantamento divulgado em janeiro deste ano pelo Profissão Biotec, com apoio da Biominas, contabilizou 537 empresas de biotecnologia e ciências da vida no Brasil (sendo, dentre estas, 154 startups). A região sudeste concentra 71,8% destas empresas, situadas majoritariamente em São Paulo e Minas Gerais. Em segundo lugar, aparece a região Sul, com 18,1% das empresas. A maioria das empresas mapeadas (27,37%) atua na área de Saúde Humana e Bem-estar e, em seguida, 20,86% no setor de Agricultura.

 

Fonte: Mapa Biotech – Profissão Biotech

 

Competitividade e Inovação

Para encontrar espaço nesse mercado cada vez mais competitivo, empreendedores precisam buscar soluções inovadoras, além de parcerias e estratégias que garantam uma posição de destaque no setor.

Algumas startups que fazem parte do Biominas HUB têm se destacado nesse sentido, mostrando um grande potencial e alcançando resultados relevantes. Confira:

 

iGlicho

A startup desenvolveu um aplicativo para auxiliar no controle da diabetes (já disponível no Google Play e na App Store), sendo a primeira solução no mundo que realiza o cálculo da dose de insulina para diabéticos tipo 1, utilizando setas de tendência.

 

Sentinela

O projeto foi responsável pela criação do primeiro equipamento médico de monitoramento intermitente de sinais vitais, criado para o acompanhamento de pacientes com Sepse. O Sentinela é um complemento para o julgamento clínico, dando suporte às tomadas de decisão com dados concretos e alta acurácia.

 

Vida Biotecnologia

A empresa foi uma das pioneiras na realização de testes rápidos IgG/IgM para COVID-19, entregando em todos os estados brasileiros. No início deste ano, atingiu a expressiva marca de mais de 1 milhão destes testes produzidos e comercializados.

Além disso, a VIDA produz reagentes para laboratório de análises clínicas como kits colorimétricos e enzimáticos, testes rápidos e quimioluminescência.

 

IQualiS Biotecnologia

Spin-off da Universidade Federal de Lavras, altamente qualificada em serviços na área de microbiologia do solo, além de realizar testes de eficiência de produtos biológicos em casas de vegetação e campo. A IQualiS explora a microbiota do solo como ferramenta fundamental para o monitoramento, manutenção e recuperação da “saúde do solo”, contribuindo para o crescimento e produção vegetal.

 

DsBio®

Empresa focada em P&D de produtos biotecnológicos a partir da biodiversidade brasileira.

Através de tecnologias disruptivas, atua no desenvolvimento de bioinsumos estratégicos (extratos, óleos essenciais e tinturas vegetais) com atividade antimicrobiana. Além disso, oferece serviços de implantação e implementação de laboratórios e biofábricas para bioinsumos. Como startup de base biotecnológica, foi selecionada no Programa Sinapse da Inovação ES (2017-18) pelo desenvolvimento de um Protótipo Dermocosmético com Aroeira com atividade antimicrobiana.

 

O Biominas HUB auxilia no desenvolvimento destas e de muitas outras startups do setor. Para conhecer mais negócios que fazem parte da nossa rede, acesse: https://biominas.org.br/hub/

 

  1. Me chamo Janaina, sou idealizadora de um canal no YouTube: Micromeio.

    Hoje convido vocês para assistirem ao CEO da Plastlabor Wagner Garcia numa Palestra de Empreendedorismo.
    Canal do YouTube 16/02 às 19:30

    Buscando conteúdo para ler sobre o assunto , encontrei vocês.
    Muito relevante a matéria.

    • Olá Janaina, muito obrigada pelo seu comentário!

      E parabéns pela iniciativa do seu evento de hoje. Esperamos que a conversa seja riquíssima e com vários insights. Ficamos muito contentes em saber que o nosso conteúdo contribuiu!

      Iremos divulgar em nosso grupo de Whatsapp a sua iniciativa. Bom papo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br