No último dia 27 de abril aconteceu o 2º Café da Incubadora HABITAT, sob gestão da Biominas Brasil. Nessa edição, os empreendedores contaram com uma palestra de apresentação da Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida, nova identidade dada ao Arranjo Produtivo Local de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte, agora com estatuto e personalidade jurídica próprios.
Vanessa da Silva, coordenadora executiva da Associação, apresentou a história e os principais marcos do APL de Biotec que contou, na sua estruturação em 2004, com a participação efetiva da Biominas. A Associação foi constituída em julho de 2010 pelas empresas participantes desse APL, como uma entidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos e com sede e foro no CIEMG – Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Sistema FIEMG), localizado no município de Contagem. Vinte e seis empresas já se associaram.
Sobre os objetivos da Associação, a promoção da competitividade e o estímulo à cooperação entre as micro e pequenas empresas e a promoção do desenvolvimento econômico local e regional merecem destaque.
A Associação fortalece as empresas, trazendo maior representatividade e visibilidade ao setor. Isso foi confirmado nos depoimentos de dois empreendedores da Habitat, Luiz Augusto Pinto e Carlos Tagliati, que também são associados e que prestigiaram o Café. Eles destacaram também como benefício as ações de caráter coletivo e a participação em projetos setoriais do Governo e de outras instituições apoiadoras.
Por Angélica Salles