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BioCanvas: uma ferramenta para Bio-empreendedores

Empreender em qualquer setor é algo bastante desafiador, principalmente considerando o cenário burocrático brasileiro. Mas empreender em biotecnologia é  ainda mais trabalhoso. 

Negócios baseados em hard sciences possuem desafios próprios e requerem abordagens específicas. É necessária uma complexa infraestrutura e forte base científica, constituída por recursos humanos com habilidades e conhecimentos específicos. Outro ponto crítico é o processo de escalonamento e reprodutibilidade das novas tecnologias, que pode representar o “vale da morte” para negócios nascentes, uma vez que os recursos financeiros necessários são elevados e um longo caminho deve ser percorrido até a chegada da solução ao mercado.

Pensando nessas especificidades, é importante que os \”bioempreendedores\” tenham acesso a ferramentas também específicas para a modelagem desse tipo de negócio. 

 

10 PASSOS ESSENCIAIS PARA EMPREENDER EM CIÊNCIAS DA VIDA

 

Uma iniciativa recente, bem recebida pelos empreendedores da atualidade, é a síntese de funções de uma empresa apresentada em um único quadro, no qual os resultado de estudos são apresentados por Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Os conceitos, a forma de utilização e os exemplos estão reunidos no livro Business Model Generation (2010). O objetivo é o empreendedor criar modelos de negócio utilizando um quadro como um guia de hipóteses a serem validadas. Esse quadro, chamado de Business Model Canvas (BMC), constitui um espaço livre para imaginar o futuro negócio, com criatividade, permitindo-se pensar em inovações que possam criar uma “Proposta de Valor Única

Inspirado no Canvas proposto por Alex Ostewalder, a Biominas desenvolveu o BioCanvas. Uma ferramenta para modelagem de negócios adaptada para empreendimentos em ciências da vida. 

O BioCanvas é um esquema visual no formato de um quadro, divididos em blocos, que possibilita que os empreendedores desenvolvam hipóteses para diferentes elementos do negócio, tais como: problemas,  solução,  proposta  de  valor,  segmento  de  clientes,  aspectos regulatórios,  estratégia  de  negócio,  fluxo  de  receitas,  estrutura  de  custos  e  vantagem competitiva. 

Atualmente, o BioCanvas está dividido em 2 ferramentas: O Bio Costumer Vision e o Bio Strategy Canvas. 

Sugerimos que o Bio Costumer Vision seja o primeiro a ser trabalho. Para isso, seguem algumas perguntas direcionadoras para facilitar a análise e o preenchimento da ferramenta. 

O interessante é imprimir a ferramenta em um tamanho adequado (folhas A3, por exemplo) para que você e sua equipe trabalhe nas ideias utilizando post-its. Uma vez que neste primeiro momento vocês estão levando hipóteses sobre o negócio, é interessante usar post-its para permitir modificações posteriores. 

Sugerimos que os tópicos sejam trabalhos nessa ordem: 

 

1-  Problema:

◉ Para qual problema a sua startup está propondo uma solução?

◉ O que causa esse problema?

◉ Por que esse problema é relevante?

◉ Quais as perdas que esse problema causa?

◉ Quais os ganhos que esse problema impossibilita?

 

2- StoryBoard:

Como o problema é resolvido atualmente:

◉ Como o cliente resolve esse problema hoje?

◉ Qual o principal objetivo do cliente?

◉ Qual o processo do cliente desde a demanda até o objetivo?

◉ Quais alternativas ele tem para resolver o problema?

 

Com o seu produto/serviço propõe resolver o problema:

◉ Como a solução propõe resolver esse problema?

◉ Como a solução se difere do que existe hoje?

◉ Por quê é melhor usar essa solução em vez do que já existe?

◉ A solução altera o processo atual do cliente? Como? Em que fase?

 

3- Solução: 

◉ Como funciona a sua solução?

◉ Quais são as funcionalidades e especificações?

◉ Do que a sua solução depende para funcionar?

◉ Onde está a inovação no seu modelo?

 

4- Proposta de valor

◉ Quais os principais benefícios que o seu cliente obtém com a 

sua solução?

◉ Quais os benefícios secundários que o seu cliente obtém?

◉ Por que o seu cliente vai querer pagar pela sua solução?

◉ Qual é a necessidade do cliente que estamos atendendo e como?

 

5- Segmento de clientes:

◉ Quem é o seu cliente? B2B? B2C?

◉ Qual o comportamento e objetivo do cliente?

◉ Quais as principais demandas que o cliente tem?

◉ Qual o perfil ideal de cliente para a sua solução? (Persona / perfil de cliente)

 

Após o preenchimento da ferramenta, você terá uma maior clareza sobre diferentes aspectos do seu negócio e estará- pronto para começar a validar suas hipóteses.

Você pode baixar nosso BioCanvas (Bio Customer Vision) aqui. E para conhecer mais ferramentas, acesse nosso curso online Modelagem de Negócios.

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