Empreender em qualquer setor é algo bastante desafiador, principalmente considerando o cenário burocrático brasileiro. Mas empreender em biotecnologia é ainda mais trabalhoso.
Negócios baseados em hard sciences possuem desafios próprios e requerem abordagens específicas. É necessária uma complexa infraestrutura e forte base científica, constituída por recursos humanos com habilidades e conhecimentos específicos. Outro ponto crítico é o processo de escalonamento e reprodutibilidade das novas tecnologias, que pode representar o “vale da morte” para negócios nascentes, uma vez que os recursos financeiros necessários são elevados e um longo caminho deve ser percorrido até a chegada da solução ao mercado.
Pensando nessas especificidades, é importante que os \”bioempreendedores\” tenham acesso a ferramentas também específicas para a modelagem desse tipo de negócio.
10 PASSOS ESSENCIAIS PARA EMPREENDER EM CIÊNCIAS DA VIDA
Uma iniciativa recente, bem recebida pelos empreendedores da atualidade, é a síntese de funções de uma empresa apresentada em um único quadro, no qual os resultado de estudos são apresentados por Alex Osterwalder e Yves Pigneur. Os conceitos, a forma de utilização e os exemplos estão reunidos no livro Business Model Generation (2010). O objetivo é o empreendedor criar modelos de negócio utilizando um quadro como um guia de hipóteses a serem validadas. Esse quadro, chamado de Business Model Canvas (BMC), constitui um espaço livre para imaginar o futuro negócio, com criatividade, permitindo-se pensar em inovações que possam criar uma “Proposta de Valor Única
Inspirado no Canvas proposto por Alex Ostewalder, a Biominas desenvolveu o BioCanvas. Uma ferramenta para modelagem de negócios adaptada para empreendimentos em ciências da vida.
O BioCanvas é um esquema visual no formato de um quadro, divididos em blocos, que possibilita que os empreendedores desenvolvam hipóteses para diferentes elementos do negócio, tais como: problemas, solução, proposta de valor, segmento de clientes, aspectos regulatórios, estratégia de negócio, fluxo de receitas, estrutura de custos e vantagem competitiva.
Atualmente, o BioCanvas está dividido em 2 ferramentas: O Bio Costumer Vision e o Bio Strategy Canvas.
Sugerimos que o Bio Costumer Vision seja o primeiro a ser trabalho. Para isso, seguem algumas perguntas direcionadoras para facilitar a análise e o preenchimento da ferramenta.
O interessante é imprimir a ferramenta em um tamanho adequado (folhas A3, por exemplo) para que você e sua equipe trabalhe nas ideias utilizando post-its. Uma vez que neste primeiro momento vocês estão levando hipóteses sobre o negócio, é interessante usar post-its para permitir modificações posteriores.
Sugerimos que os tópicos sejam trabalhos nessa ordem:
1- Problema:
◉ Para qual problema a sua startup está propondo uma solução?
◉ O que causa esse problema?
◉ Por que esse problema é relevante?
◉ Quais as perdas que esse problema causa?
◉ Quais os ganhos que esse problema impossibilita?
2- StoryBoard:
Como o problema é resolvido atualmente:
◉ Como o cliente resolve esse problema hoje?
◉ Qual o principal objetivo do cliente?
◉ Qual o processo do cliente desde a demanda até o objetivo?
◉ Quais alternativas ele tem para resolver o problema?
Com o seu produto/serviço propõe resolver o problema:
◉ Como a solução propõe resolver esse problema?
◉ Como a solução se difere do que existe hoje?
◉ Por quê é melhor usar essa solução em vez do que já existe?
◉ A solução altera o processo atual do cliente? Como? Em que fase?
3- Solução:
◉ Como funciona a sua solução?
◉ Quais são as funcionalidades e especificações?
◉ Do que a sua solução depende para funcionar?
◉ Onde está a inovação no seu modelo?
4- Proposta de valor
◉ Quais os principais benefícios que o seu cliente obtém com a
sua solução?
◉ Quais os benefícios secundários que o seu cliente obtém?
◉ Por que o seu cliente vai querer pagar pela sua solução?
◉ Qual é a necessidade do cliente que estamos atendendo e como?
5- Segmento de clientes:
◉ Quem é o seu cliente? B2B? B2C?
◉ Qual o comportamento e objetivo do cliente?
◉ Quais as principais demandas que o cliente tem?
◉ Qual o perfil ideal de cliente para a sua solução? (Persona / perfil de cliente)
Após o preenchimento da ferramenta, você terá uma maior clareza sobre diferentes aspectos do seu negócio e estará- pronto para começar a validar suas hipóteses.