No reino vegetal, as plantas medicinais têm chamado a atenção por parte dos pesquisadores de diferentes áreas. Na área agronômica, tem sido investido na busca de informações sobre o cultivo, pois são úteis para a padronização de espécies vegetais e insumos para a pesquisa e produção de fitoterápicos.
Entre os fatores que contribuem para a expansão da fitoterapia, destacam-se os efeitos adversos de fármacos sintéticos, à preferência dos consumidores por tratamentos “naturais”, a crescente validação científica das propriedades farmacológicas de espécies vegetais, o desenvolvimento de novos métodos analíticos para o controle de qualidade, o desenvolvimento de novas formas de preparações e administração dos produtos e o custo relativamente baixo.
Neste contexto, o SEMINÁRIO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS BIOATIVOS, proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora conta com o apoio de pesquisadores da Biominas/ Interfarma, Natura, UFRJ, UFPB, UFV, EPAMIG e Embrapa. Este evento tem como objetivo estabelecer uma linha de comunicação entre acadêmicos dos cursos de graduação em Farmácia, Biologia, Medicina, Veterinária e Agronomia, mestrandos e doutorandos, pesquisadores, Indústria Farmacêutica e Fundações de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Bioativos buscando a atualização e aperfeiçoamento, bem como a troca de experiências.
Para mais informações, acesse: http://www.ufjf.br/seminarioppgcf