biominas brasil

NOTÍCIAS

Biominas reúne Conselho Curador para planejar 2025

Biominas Brasil encerra 2024 com reunião de seu Conselho Curador e planeja avanços para os 35 anos de inovação em saúde

 

Na última segunda-feira (9), a Biominas Brasil realizou a última reunião de 2024 junto ao Conselho Curador na sede da instituição, em Belo Horizonte. O encontro, contou com a participação de Andre Emrich (FIR Capital); Rachel Horta (Conselheira Advisor e Coordenadora Comitê Estratégia & Tecnologia do Grupo Fleury); Ricardo Salomão (Green Rock); Thiago Alves (Solar Americas Capital) e Ezequiel Netto (Melo Campos Advogados).

O encontro marcou o encerramento das atividades de 2024 e foi pautado pelo alinhamento e planejamento das iniciativas para o próximo ano, quando a organização completará 35 anos de atuação no ecossistema de inovação em saúde e ciências da vida. Segundo o presidente da Biominas, Eduardo Emrich, a instituição vive um momento estratégico. “Foi um prazer ter os nossos conselheiros nos ajudando a estruturar os planos para 2025. Terminamos este ano com resultados concretos na nossa estratégia e, agora, partimos para um novo planejamento tendo em vista o nosso triênio de 2025-2027”, informou.

Já a Gerente de Operações e Parcerias da Biominas, Isabela Allende, reforçou que em no próximo ano a Biominas celebra seus 35 anos mantendo sua missão principal de apoiar negócios inovadores em saúde a se desenvolverem. “Com a evolução do ecossistema de saúde e com as novas necessidades de mercado, nos preparamos para atender novas demandas e ofertar soluções cada vez mais completas”, pontuou.

 

Conselho e o Ecossistema de Inovação

Os conselheiros visitaram o novo Laboratório de Biologia Molecular inaugurado em agosto de 2024

O Conselho Curador é uma unidade colegiada da Biominas Brasil, criada para apoiar as decisões estratégicas e as políticas públicas da instituição. Para o conselheiro Thiago Alves, o Conselho tem quatro papéis principais. “O primeiro é o papel de todo conselho, que envolve uma dimensão estratégica, alavancada pela experiência dos conselheiros e com base no que o conselho já vivenciou, tanto dentro quanto fora do Brasil. Além disso, há também um componente de guerrilha operacional, focado em evitar armadilhas e otimizar processos para que possamos atingir os objetivos de forma mais rápida”, explicou.

Os outros dois componentes que Alves considera importantes são: “o relacionamento institucional com parceiros de pesquisa e de investimento, que será fundamental na jornada da Biominas; e, por fim, o apoio ao racional financeiro da instituição, considerando instrumentos alinhados às grandes tendências mundiais, como capital de impacto e fomento, avaliando qual a melhor forma de implementar essas iniciativas na organização”, completou.

Durante o encontro, alguns conselheiros também compartilharam suas visões sobre o futuro do ecossistema de inovação no Brasil. Rachel Horta, conselheira da Biominas, destacou que o ecossistema de inovação brasileiro já evoluiu bastante, mas que ainda enfrenta muitos desafios. “A Biominas tem um papel fundamental na transformação e evolução da inovação em nosso país, sendo uma grande catalisadora para transformar a ciência em negócios nas áreas de ciências da vida, biotecnologia e saúde”, afirmou.

 

Expectativas para 2025

O encontro foi encerrado com um almoço de integração, momento em que os participantes reafirmaram o compromisso de fortalecer a missão da Biominas no próximo ano.

As discussões e os encaminhamentos realizados durante a reunião apontam para um compromisso para 2025, marcado por iniciativas inovadoras, ampliação de parcerias estratégicas e celebrações que darão destaque ao legado e às contribuições de Biominas ao ecossistema de saúde e ciências da vida no Brasil.

Venha com a gente nessa jornada! Siga a Biominas nas redes sociais (Instagram e Linkedin) para não perder nada!

Posts Relacionados

Rolar para cima