fbpx

Dos mecanismos governamentais de financiamento à Inovação

18

jan 2011

Por:Biominas Brasil
Notícias

O Jornal Valor Econômico publicou hoje (18/01) uma entrevista com o ex-ministro de Ciência e Tecnologia  Sérgio Rezende. O ex-ministro, de volta ao Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, considera a criação da Subvenção Econômica como a mais importante iniciativa do seu ministério. O ex-ministro tem razão. O mecanismo permitiu que um número grande de empresas tivesse acesso a recursos não-reembolsáveis para financiar seus projetos de pesquisa e desenvolvimento. Ainda é cedo para analisar o efeito prático em número de produtos no mercado e receita auferida pelas empresas com estes projetos, mas não resta dúvida quanto à importância do mecanismo.

Sérgio Rezende acredita ainda que a cultura de inovação irá avançar nos próximos anos de forma gradual no país com a consolidação do conjunto Subvenção Econômica + Lei do Bem (ainda pouco utilizada pelas empresas inovadoras) + Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Este último, ainda pouco conhecido pelos players nacionais de inovação, promete se tornar um instrumento importante na articulação entre academia e meio empresarial.

Do outro lado da página, o Jornal publica reportagem sobre um levantamento realizado pela Prospectiva Consultoria que mostra uma redução da participação de empresas no bolo de pedidos de patentes no período entre 2001 e 2009. Elas representaram apenas 39% dos 2.568 pedidos analisados pelo INPI contra 61% das universidades. No Brasil, pesquisa e desenvolvimento ainda residem na academia.

Nossa expectativa é a mesma que a do ex-ministro: com o passar dos anos, graças aos mecanismos atuais e novos somados o aumento de casos de sucesso, haverá um avanço significativo na cultura de inovação no país.

Escrito por Eduardo Emrich

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br