fbpx

Mercado de biotec atento às oportunidades geradas pela aquisição da Genzyme

17

fev 2011

Por:Biominas Brasil
Notícias

Passado um dia do anúncio formal da aquisição da empresa de biotecnologia norte-americana Genzyme pela farmacêutica francesa sanofi aventis, o mercado se movimenta para tentar prever para onde vai o dinheiro da venda.

Para aqueles que perderam os detalhes, a sanofi aventis concordou em pagar $ 74,00 por ação da Genzyme, ou US$ 20,1 bilhões… Além disso, os acionistas da Genzyme poderão receber pagamentos adicionais dependendo  do sucesso do novo produto Lemtrada para esclerose múltipla e da produção de outros dois medicamentos – Cerezyme e Fabrazyme, para doenças de Gaucher e Fabry. Trata-se da segunda maior aquisição de empresas de biotecnologia, a primeira foi da Genentech pela Roche por US$ 46,8 bilhões. Um detalhe importante foi que a Sanofi Aventis fez a aquisição toda em dinheiro do seu caixa.

A Genzyme é uma empresa especializada em doenças raras para um pequeno número de pacientes. Este grupo de doenças, com aproximadamente 6-7.000 desordens genéticas diferentes, significa uma área enorme de oportunidades para a sanofi aventis.

O mercado acredita que uma parte do dinheiro recebido pelos investidores da Genzyme se movimente para outras grandes empresas de biotecnologia. As principais empresas candidatas seriam Amgen, Celgene e Biogen. Outros analistas acreditam que as empresas de médio porte sejam também beneficiadas, onde as oportunidades de crescimento são maiores, e portanto retorno maior ao acionista. Por fim, mesmo as empresas farmacêuticas médias, com sua atuação mais diversificada e menos riscos, podem receber uma parte dos recursos que ficaram disponíveis.

Em suma, investidores estarão atentos a novas oportunidades onde alocar seu dinheiro. Bom momento para as boas empresas de biotecnologia.

Por Eduardo Emrich Soares

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br