fbpx

Fontes de Financiamentos para empresas inovadoras

17

ago 2011

Por:Biominas Brasil
Biominas | Biominas HUB | Coworking | Empreendedorismo | Inovação | Notícias

O 4° Café Empreendedor Habitat aconteceu na terça-feira 09 de Agosto, na sede da Incubadora. Prestigiaram o evento representantes de empresas incubadas e graduadas, colaboradores da equipe da Biominas Brasil e também da Incubadora.

As palestras foram ministradas por dois representantes da FIEMG e trouxeram informações sobre as fontes de recursos reembolsáveis e não reembolsáveis destinadas ao incremento da inovação nas micros, pequenas, médias e grandes empresas.

O primeiro palestrante, Aguinaldo Lima, apresentou as principais linhas de financiamento reembolsáveis disponíveis no BDMG e BNDES para apoio ao crédito e inovação. O público presente recebeu instruções sobre enquadramento e os processos e exigências básicas no crédito segundo os padrões dos bancos de desenvolvimento e ainda teve acesso a dicas para elaboração de projeto de financiamento.

Ter a percepção de que a empresa deve ter uma ação inovadora e não somente um projeto inovador foi ressaltado por Iara Sibele como um dos principais requisitos na obtenção de recursos de subvenção, em sua palestra sobre as oportunidades não reembolsáveis. A esse respeito foi destacada a importância do Prêmio FINEP de Inovação em reconhecimento ao esforço inovador nas empresas.

Reembolsáveis ou não, o pequeno e médio empreendedor nunca teve à sua disposição tanta diversidade de fontes de capital para impulsionar seu negócio. Os programas disponíveis oferecem desde a concessão de bolsas para contratação de profissionais especializados, mestres e doutores, a investimento em infraestrutura física, ativos tangíveis e intangíveis, entre outros.

Aderência ao tema, efetividade do projeto na solução do problema, grau de inovação em relação às soluções de mercado, viabilidade técnica e financeira, impacto no mercado alvo e equipe executora própria foram apontados como fatores críticos para a aprovação de um projeto de financiamento.

Vale lembrar que a FIEMG atua como Posto de Informações BNDES, Posto Avançado BDMG e Posto de Atendimento FINEP.

Por Ana Paula Santos

Informações sobre a Incubadora HABITAT: habitat@biominas.org.br

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br