fbpx

BioPartnering Latin America 2013 reuniu líderes da bioindústria para rodadas de negócios e debates qualificados

01

out 2013

Por:Biominas Brasil
Biominas | Eventos | Inovação | Negócios

banner bpl

BELO HORIZONTE, SETEMBRO DE 2013 – Aproximadamente 300 executivos, investidores e formadores de opinião do setor biofarmacêutico, vindos de 20 países e representando 206 diferentes instituições, se reuniram no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 12 de setembro para o 4º BioPartnering Latin America (BPL), com o objetivo de estabelecer parcerias e discutir os principais avanços e perspectivas do setor de biociências na América Latina.

Cabe destacar a participação da delegação europeia, composta por 21 representantes de clusters e Pequenas e Médias Empresas (PMEs), de 8 países diferentes. A vinda desta delegação foi desdobramento de uma articulação entre o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Comissão Europeia e a Biominas Brasil, para avançar na cooperação entre clusters de biociências brasileiros e europeus.

Além das 1.199 reuniões face a face intermediadas pelo BPL CONNECT, exclusivo sistema de partnering do eventoos participantes desfrutaram de um programa interativo com 4 palestras magnas, 6 paineis temáticos, 11 apresentações de empresas, além de duas novidades em relação às edições anteriores: 1) O “Clusters Forum”, uma vitrine para 12 clusters de biotecnologia do Brasil e da Europa apresentarem suas potencialidades, tecnologias inovadoras, serviços e objetivos de parcerias; e 2) O “Workshop de Bioprocessamento”, uma sessão de treinamento sobre a como reduzir os custos e aumentar a eficiência em instalações de produção de biológicos.

No debate, destaque para os desafios e oportunidades de se fazer negócios em biociências na América Latina, trazendo temas como pesquisa clínica, produção de biológicos, infra-estrutura para a bioinovação, e os impactos do marco regulatório de propriedade intelectual.

A região ainda vive grandes desafios, dentre os quais se destacam: a demora para aprovação de testes clínicos; a complexidade e o elevado custo do controle de qualidade na produção de biológicos; o “problema de linguagem” entre empresas e pesquisadores; os necessários avanços no marco regulatório de propriedade intelectual; a embrionária cooperação técnica internacional; o desenvolvimento da infraestrutura de bioinovação na América Latina; e a formação de recursos humanos em quantidade e qualidade insuficientes.

“Considerando os diversos tópicos trazidos à tona durante estes três dias de debates e somando-se as importantes contribuições vindas de pontos de vista de variados atores do setor, é acertado dizer que o mercado latino-americano de biociências apesar de amplo ainda tem um enorme potencial de crescimento. Em um cenário onde os desafios representam reais oportunidades, o relacionamento entre os setores é crucial para atingir objetivos mútuos. Nesse sentido, estamos muito contentes em afirmar que o BPL 2013 contribuiu significativamente para tal propósito”, destaca Arthur Nigri, Analista de Mercado da Biominas e Coordenador do BioPartnering Latin America.

“O BioPartnering Latin America já se consolidou como um importante fórum para reunião de líderes do setor e como excelente oportunidade para atrair investimentos ao Brasil e também para outros países da América Latina. Somos gratos a todos os parceiros, patrocinadores e apoiadores. Estamos ansiosos para recebê-los de volta ao Brasil em 2014, e dar continuidade ao fortalecimento deste networking internacional fundamental para o crescimento do setor de biociências”, finaliza Eduardo Emrich Soares, Diretor Presidente da Biominas.

Producer: Biominas Brasil

Criada em 1990, a Biominas Brasil é uma instituição privada dedicada a promover negócios e empresas no setor de biociências no país. A instituição apoia projetos de pesquisa, empresas e investidores, nacionais a estrangeiros, em todas as fases de desenvolvimento de negócios em biociências, através de uma variedade de serviços incluindo consultoria e business development, incubação de empresas e investimento de capital semente. A Biominas publica, ainda, estudos do setor no Brasil e organiza eventos voltados à geração de negócios em biociências.

Acesse os Resultados e as Fotos do 4º BPL.

INFORMAÇÕES:

Departamento de Marketing e Comunicação da Biominas Brasil
E: marketing@biominas.org.br | T: +55 31 3303 0004 |  www.biominas.org.br

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br