fbpx

Copa das Oportunidades

01

jul 2014

Por:Biominas Brasil
Biominas | Eventos | Notícias

Goal Belo (131)Goal Belo! reúne executivos de 16 países e gera 75 milhões de reais em negócios

Foto: Anna FTG

O programa GOAL BELO! encerrou sua segunda edição superando as expectativas de investimentos, alcançando o valor aproximado de R$ 75 milhões de reais em negócios para os dois setores da chamada nova economia: Tecnologia da Informação/Startups e Biotecnologia.

As atividades do Goal Belo! foram realizadas durante a primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014™. O programa tem como objetivo consolidar a vocação de Belo Horizonte como um destino atraente para se fazer negócios, também para investidores estrangeiros, e divulgar internacionalmente a cidade, por meio da promoção de negócios entre empresas nacionais e internacionais, contribuindo assim para o processo da internacionalização da cidade.

Durante a semana de 11 a 14 de junho, a programação teve sua agenda focada no setor de Biotecnologia e contou com a participação de 10 diretores ou CEOs de empresas da Alemanha, Argentina, Espanha, Uruguai, representantes do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia e membros da Universidade Nacional de Quilmes, Argentina, além de um grande número de empresas da biotecnologia e ciências da vida de Belo Horizonte e região metropolitana. Belo Horizonte e RMBH são o segundo maior cluster do Brasil, com 119 empresas instaladas no estado, ou seja 30% das empresas do setor no país, e empregam quase 5 mil pessoas.

A rodada de negócios do setor de Biotecnologia, realizada no dia 13 de junho, contou com a participação de 11 empresas âncora (empresas internacionais), 28 micro e pequenas empresas ofertantes (empresas locais), além de representantes do Departamento Nacional de Planejamento do Governo da Colômbia e membros da Universidade Nacional de Quilmes, Argentina. De acordo com o SEBRAE, parceiro organizador da Rodada de Negócios, foram gerados 15 milhões de reais em negócios nas 120 reuniões bilaterais.

A segunda semana de atividades, com agenda focada no setor de Tecnologia da Informação (TI) e Startups foi realizada entre 24 e 26 de junho. Belo Horizonte e sua região metropolitana abrigam atualmente cerca de 6 mil empresas do setor de TI, ou seja 8% do total brasileiro, que empregam 55 mil pessoas. A receita líquida é estimada em R$ 3,7 bilhões/ano, o que corresponde a 5% do total nacional e 0,8% do Produto Interno Bruto do estado. Na capital mineira estão instaladas 177 startups, entre nacionais e internacionais, quatro aceleradoras e sete incubadoras de empresas.

Participaram desta edição empresários e empreendedores de 12 países (Alemanha, Canadá, Chile, Estados Unidos, Hungria, França, Índia, Israel, México, Suíça, Reino Unido e Singapura) e mais de 200 empresários locais e parceiros do programa.

Dentro da programação do Goal Belo!, foi lançado o relatório reduzido do guia Brazil Startup Report, um documento que analisa e avalia o ecossistema de Startups no Brasil. Este documento já foi produzido em 16 outros países e é o primeiro a estudar o mercado brasileiro. No Relatório Brasil foram mapeadas mais de 410 investimentos em 387 empresas no mercado local de Startups. O documento contém também uma visão mais focada no mercado de Startups do San Pedro Valley, em Belo Horizonte. O relatório final está disponível gratuitamente aqui.

A programação contou também com seminários, lançamento de livro, rodadas de negócios e pitchs (apresentações curtas das empresas locais e seus produtos/serviços visando a atração de investidores, clientes, parceiros.), dentre outras.

A rodada de negócios do setor de tecnologia da Informação, realizada no dia 26 de junho, contou com a participação de 10 empresas âncora (empresas internacionais), 28 micro e pequenas empresas ofertantes (empresas locais). De acordo com o SEBRAE, parceiro organizador da Rodada de Negócios, foram gerados 60 milhões de reais (aproximadamente 25 milhões de dólares) em estimativa de negócios nas 103 reuniões bilaterais.

Realizadores e Parceiros do Goal Belo! 2014

O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, conta com os parceiros realizadores AMBIOTEC (Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida), San Pedro Valley, SEED (Startups and Enterpreneuship Ecosystem Development), MGTI por meio da ASSESPRO-MG / FUMSOFT / SINDINFOR / SUCESU MINAS, SEBRAE, Sistema FIEMG. A promoção é da SOFTEX (Tecnologia da Informação Brasileira) e APEX BRASIL (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Conta também com o apoio do Governo de Minas, por meio da Assessoria de Relações Internacionais da Governadoria, SEDE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), Exportaminas, INDI (Instituto de Desenvolvimento Integrado), SECTES (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) e Escritório de Prioridades Estratégicas, além do Banco do Brasil, BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte), Fundação Dom Cabral, Biominas Brasil, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Consulado dos Estados Unidos para Minas Gerais, MINAS PETRO (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais), SUPER MINAS (28º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação) e CDL-BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte).

Contato: Janine Avelar, Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, janine.avelar@pbh.gov.br, +55 31 3277-1743 / +55 31 9373-8285

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br