fbpx

CASE: O modelo de P&D externo da Labtest

02

dez 2014

Por:Biominas Brasil
Biominas

Labtest2A Labtest, na década de 70, ao desenvolver reagentes para laboratório com estabilidade prolongada, nasceu embasada na pesquisa. Desta filosofia de atuação em seus 43 anos de operação, a empresa consolida-se hoje como líder em diversos nichos de mercado do diagnóstico laboratorial apoiada, dentre outras estratégias, na Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e domínio tecnológico de grande parte de seus produtos. Em 2012, visando ampliar suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Labtest transferiu a sua área de P&D para o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), fundando o Centro de Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, o CDICT.

O CDICT possui hoje 20 colaboradores, dentre eles Doutores, Mestres, médicos, farmacêuticos e biólogos, com as atividades organizadas em “Corredores de Pesquisa” separados por distintas plataformas tecnológicas e um Corredor especializado na Captação de Oportunidades. Com início das atividades operacionais em Março de 2013, é notável a aceleração dos trabalhos de P&D com direcionamento do foco dos pesquisadores nas atividades de criação e inovação. Além disto, com a especialização em plataformas tecnológicas, a inserção de novos projetos é automática e torna mais ágil o desenvolvimento dos produtos. No entanto, a experiência do CDICT vai muito além da criação de um ambiente propício de criação e inovação. Com o P&D externo, aumentaram-se os acessos às oportunidades de tecnologia, criação, inovação e negociação com diversas instituições do país, como a FAPEMIG, MCTI, ANVISA, FIOCRUZ e FINEP. Hoje o CDICT, além dos investimentos próprios da Labtest em P&D, que alcançam a ordem de 6% da receita bruta, comparável a algumas empresas multinacionais do setor, conta também com investimentos apoiados pelo BNDES, CNPq e FINEP. Atualmente, mais de 30 produtos estão sendo desenvolvidos pelas equipes de P&D e a maior parte se concentra em produtos que substituirão as importações de produtos da linha Labtest, aumentando a margem de contribuição e gerando competitividade estratégica de curto prazo pelo domínio das tecnologias. Além disto, o CDICT já inicia projetos de inovação disruptiva e já programa para 2015 a criação de um Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), que dará apoio nas ações de patenteamento e contratos em parcerias estratégicas com proteção intelectual.

Um dos grandes desafios do CDICT externo à Labtest é também a transferência da tecnologia dos produtos desenvolvidos para a Indústria, que passa pela elaboração de extensa documentação, treinamentos, produção de lotes industriais e validação de processos, o que fez necessários investimentos para a aceleração das atividades nas interfaces CDICT-Labtest, na melhoria de procedimentos e contratação de pessoal para prover suporte tecnológico aos mais diversos setores da empresa, como Industrial, Assessoria Científica, marketing e área comercial. Finalmente, os resultados são tão positivos que hoje observa-se uma inversão de papéis através do P&D externo no CDICT. O volume de produtos desenvolvidos ultrapassa atualmente a capacidade da indústria de absorvê-los, de forma que a empresa volta seus olhos para investimentos consideráveis na área industrial, visando para o grupo empresarial Labtest liderança em diagnóstico in vitro através da inovação tecnológica.

Tarcísio Vilhena Filho
Diretor Executivo
Labtest Diagnóstica S.A
www.labtest.com.br


15272320823_7edb08ae10_bEste case é parte integrante do Diagnóstico do Setor de Biociências em Minas Gerais, elaborado pela Biominas Brasil em parceria com o SEBRAE Minas. O Diagnóstico apresenta um comparativo entre o ambiente de negócios do segmento de 2004 e de 2014. O estudo analisa quatro fatores essenciais na geração de um ambiente inovador nas empresas: estratégia de pesquisa e desenvolvimento e inovação; estabelecimento de parcerias; recursos financeiros para a inovação; políticas públicas voltadas para a inovação. Este Diagnóstico traz ainda conclusões que buscam orientar as discussões entre os principais agentes envolvidos e contribuir para o avanço e a consolidação do setor de Biociências em Minas Gerais.

Faça o download gratuito do Diagnóstico completo no site da Biominas (www.biominas.org.br) e do Sebrae (www.sebrae.com.br).

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br