fbpx

CASE: Por um futuro sustentável dos sistemas de saúde

04

dez 2014

Por:Biominas Brasil
Biominas

unimed_logoSabemos que inovar gera vantagens competitivas e é essencial para a sustentabilidade das empresas. No setor da saúde, de modo especial, a inovação tem como propósito cuidar e melhorar a vida das pessoas. Os avanços proporcionam novas possibilidades de tratamentos, métodos de prevenção eficazes, diagnósticos mais precisos e ações eficientes de promoção da qualidade de vida. Para os usuários do sistema de saúde, tão importantes quanto novos recursos terapêuticos, são os resultados sentidos na melhoria do atendimento e por meio de soluções que simplificam e organizam o acesso aos serviços oferecidos.

Assim, é necessário que as organizações estejam inseridas em um ambiente propício para o surgimento de inovações. Isso ocorre quando são criadas condições favoráveis à produção e à disseminação do conhecimento, como o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento e parcerias com outras empresas, universidades e instituições de fomento à inovação.

Nas atuais condições de mercado, o investimento em desenvolvimento tecnológico é um desafio, mas também uma vocação da Unimed-BH, apurada ao longo de seus 43 anos de história. A concepção de um novo jeito de pensar a saúde tem sido prioridade para a Cooperativa nos últimos anos, inserindo o conceito de inovação em sua cultura organizacional e como pilar para o planejamento de seus serviços e unidades assistenciais.

As iniciativas desenvolvidas fazem parte de um movimento voluntário e consistente de modernização do modelo de atenção à saúde, com vistas à ampliação da qualidade da assistência prestada aos clientes, à valorização do ato médico e à sustentabilidade no mercado em que a Cooperativa se insere. O que se busca é um modelo baseado no vínculo a um médico de confiança, que conhece proximamente cada cliente e é capaz de lhe aconselhar o melhor percurso assistencial. Um modelo assistencial voltado para o cuidado das pessoas, não para o consumo.

Para tanto, a Cooperativa está estruturando o Centro de Inovação Unimed-BH, um espaço para reunir e potencializar os projetos inovadores da Cooperativa, nas frentes de pesquisa, desenvolvimento e ensino. Uma sinergia capaz de gerar inteligência estratégica para tomadas de decisões, conhecimento para médicos cooperados e colaboradores, melhores serviços para clientes e valor para a sociedade. Assim, além de estimular internamente a cultura inovativa, o Centro de Inovação Unimed-BH vem criar laços de cooperação científica com a comunidade acadêmica, estabelecer parcerias com entidades inovadoras e abrir portas para a troca de experiências e o desenvolvimento de novas ideias.

Como resultado dessas conexões entre suas equipes e parceiros estratégicos, o Centro de Inovação Unimed-BH propõe-se a ser um espaço aberto a parcerias e à interlocução, dedicado ao conhecimento, com foco em pesquisa, desenvolvimento e capacitação de pessoas para encontrar os caminhos de um futuro sustentável no setor. Como uma cooperativa de médicos, nosso propósito maior é que cada cidadão receba o cuidado de que necessita e no tempo oportuno, para que possa viver plenamente cada momento.

Fernando Coelho Neto
Superintendente de Planejamento, Governança e Novos Negócios
Centro de Inovação UNIMED-BH
www.unimedbh.com.br
 15272320823_7edb08ae10_bEste case é parte integrante do Diagnóstico do Setor de Biociências em Minas Gerais, elaborado pela Biominas Brasil em parceria com o SEBRAE Minas. O Diagnóstico apresenta um comparativo entre o ambiente de negócios do segmento de 2004 e de 2014. O estudo analisa quatro fatores essenciais na geração de um ambiente inovador nas empresas: estratégia de pesquisa e desenvolvimento e inovação; estabelecimento de parcerias; recursos financeiros para a inovação; políticas públicas voltadas para a inovação. Este Diagnóstico traz ainda conclusões que buscam orientar as discussões entre os principais agentes envolvidos e contribuir para o avanço e a consolidação do setor de Biociências em Minas Gerais.

Faça o download gratuito do Diagnóstico completo no site da Biominas (www.biominas.org.br) e do Sebrae (www.sebrae.com.br).

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br