fbpx

Conheça as mentes científicas mais influentes do mundo em 2016

21

jan 2016

Por:Biominas Brasil
Notícias

Uma análise de citações que identificou os cientistas com impacto global mais significativo em seus respectivos campos de estudo (de acordo com pesquisadores colaboradores) o “The World’s Most Influential Scientific Minds” (Mentes Científicas mais Influentes do Mundo), teve seu lançamento anunciado pela Thomson Reuters, por meio de sua Unidade de negócios de Intellectual Property and Science.

Realizado em duas partes, o estudo incluiu uma avaliação de 11 anos de citações em papers acadêmicos para determinar os líderes em 21 campos da ciência e um ranking dos principais cientistas de 2016, ou os pesquisadores mais populares, o que revelou um considerável crescimento em genômica do câncer e aprimoramentos na conversão de células solares em energia renovável.

O relatório foi produzido com base em dados e análises realizadas pelos especialistas em bibliometria da Unidade de Negócios de Intellectual Property and Science da Thomson Reuters por meio do InCitesTM Essential Science IndicatorsSM, plataforma online de lógica analítica em pesquisa, e de uma compilação de métricas de desempenho científico e dados emergentes baseados nas contagens e nos dados de citações de publicações acadêmicas da Web of ScienceTM, ambiente online para pesquisas científicas e acadêmicas.

O estudo Highly Cited Researchers reconhece aproximadamente 3.000 cientistas que publicaram o maior número de artigos, classificados entre os 1% mais citados em seus relativos campos, para cada ano de publicação de seu paper. Os analistas avaliaram mais de 120.000 papers, indexados entre 2003 e 2013, em cada área de estudo.

O ranking dos pesquisadores mais prestigiados de 2015 destaca as novas tendências na comunidade científica e 19 inovadores que publicaram pelo menos 14 papers altamente citados por pares. A lista foi desenvolvida com base na identificação das citações existentes na Web of Science, registradas durante o ano de 2014 para papers publicados entre 2012 e 2014.

Stacey B. Gabriel, do Broad Institute of MIT e de Harvard, encabeça a lista pelo segundo ano consecutivo devido às suas contribuições ao projeto Atlas do Genoma do Câncer, que trabalha na criação de perfis moleculares de tumores nas mamas, no pulmão e em outros órgãos. Seus papers mais recentes examinam as bases genéticas da esquizofrenia e do Alzheimer. O segundo colocado figura na lista pela primeira vez: Henry J. Snaith, físico e cientista material da Universidade de Oxford, aparece devido ao seu trabalho sobre o uso células solares de perovskita no avanço da tecnologia da energia solar.

Veja a lista dos pesquisadores mais populares no mundo:

Fonte: Saúde Business 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br