fbpx

Evento ONE HEALTH discute soluções e inovações em biotecnologia no Brasil

21

set 2017

Por:Biominas Brasil
Biominas | Eventos | Inovação | Negócios | Notícias

Organizado pela Biominas Brasil e pela Biotechnology Innovation Organization (BIO), o evento ONE HEALTH – Innovative Biotech Solutions aconteceu em São Paulo no dia 19/09 e reuniu mais de 130 representantes do setor de ciências da vida de mais de 100 instituições e de 8 países diferentes. O ONE HEALTH foi prestigiado ainda por vizinhos do Mercosul, vindos de importantes mercados de ciências da vida da região (Argentina, Paraguai e Uruguai).

O evento foi inaugurado por Eduardo Emrich, Presidente & CEO da Biominas Brasil, e por Joseph Damond, Vice-Presidente Executivo da BIO, que receberam os participantes demonstrando entusiasmo com as oportunidades disponíveis para o setor e a importância do fortalecimento das parcerias internacionais na região.

Joseph Damond da BIO, deu sequência à programação com uma Palestra Keynote focada nos desafios e oportunidades da inovação em biotecnologia, além de ter explorado a importância desse setor para os objetivos brasileiros de médio e longo prazo em termos de crescimento econômico e liderança global. O palestrante introduziu o conceito de One Health e seu propósito integrado de alcançar saúde para os humanos, animais e o meio ambiente juntos. O Brasil é um país que está preparado para liderar nessa área, e o mundo irá olhar para este cenário em busca de compreender como estão sendo desenvolvidas as políticas e incentivos de apoio à inovação biotecnológica.

A segunda Palestra Keynote foi ministrada pela renomada jornalista Cristiana Lôbo, que trouxe uma discussão sobre a relevância de políticas públicas de apoio à inovação nos setores da agricultura, bioenergia e saúde (humana e animal) para o desenvolvimento do One Health e do Brasil. Apesar de um atual cenário político-econômico conturbado e desafiador, foram apresentados dados que demonstram que este é o momento certo para o Brasil definir uma visão de médio-longo prazo para inovação e desenvolvimento no Brasil.

Na sequência da programação, o evento sediou um painel de debates com a participação de palestrantes de uma ampla variedade de segmentos da biotecnologia, que discutiram modelos de inovação em grandes empresas atuando no Brasil, e como a estratégia do One Health pode impactar positivamente o ambiente bioeconômico no país. Estiveram presentes: Justin Pine (BIO), Andre Abreu (Bayer CropScience), Felipe Gonçalves (AbbVie), Flavea Reis (Elanco Animal Health), Guilherme Dal Lago (Raízen), e Paulo Quirino (Samsung R&D Institute Brazil).

“Startups Brasileiras de Biotecnologia e suas Visões para o Século XXI” foi o tema do segundo painel de debates do evento. Empreendedores de startups brasileiras de biotecnologia puderam contribuir com suas perspectivas sobre como imaginam que será o futuro da inovação e empreendedorismo em biotecnologia no Brasil. Estiveram presentes: Eduardo Emrich (Biominas Brasil), Alex Nogueira (BCHEM Solutions), Hugo Cabrera (BRM Therapeutics), Mariana Bertelli (Myleus), Pedro Dias (NexoData), e Ricardo di Lazzaro Filho (Genera).

O evento encerrou suas atividades com uma competição entre 10 startups de biotecnologia, que se apresentaram para o público e para um painel de especialistas (investidores e aceleradores), responsável por avaliarem o potencial das startups (inovação tecnológica e modelo de negócio). As startups partipantes foram: BCHEM Solutions, Sugarzyme, Hakkuna, Arkmeds, Cuco Health, Pickcells, SafeTest, Tismoo, ZenPet e ParteCurae. A startup melhor avaliada foi a Cuco Health, que ganhou uma inscrição para a BIO International Convention 2018 em Boston (EUA) e a oportunidade de se apresentar no Start-Up Stadium desta convenção.

“Considerando os tópicos trazidos à tona durante o evento e somando-se as importantes contribuições vindas de pontos de vista de variados atores do setor, é acertado dizer que o ambiente de inovação e empreendedorismo em biotecnologia no Brasil apesar de estar em ampla ascensão, ainda tem um enorme potencial de crescimento. Em um cenário onde os desafios representam reais oportunidades, o relacionamento entre os vários segmentos da biotecnologia é crucial para impulsionar a inovação e atingir objetivos mútuos dos segmentos. Nesse sentido, estamos muito contentes em afirmar que o ONE HEALTH contribuiu significativamente para tal propósito”, destaca Arthur Nigri, Coordenador de Relacionamento da Biominas Brasil.

Confira a cobertura fotográfica completa do evento aqui.

SOBRE OS ORGANIZADORES

Biominas Brasil é uma instituição com atuação nacional e internacional, que tem no seu core business iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à inovação, apoiando o desenvolvimento de projetos em todas as suas etapas: da ideação à sua expansão. Mais informações em www.biominas.org.br.

BIO (Biotechnology Innovation Organization) é a maior associação comercial que representa as empresas de biotecnologia, instituições acadêmicas, centros de biotecnologia e instituições relacionadas em todo o Estados Unidos e mais de 30 outras nações. Mais informações em www.bio.org.

 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br