fbpx

Conheça as startups selecionadas para o BSL05

21

fev 2018

Por:Biominas Brasil
Biominas | Biominas HUB | Coworking | Empreendedorismo | Inovação | Negócios | Notícias

O Carnaval já passou e começamos o ano com uma ótima notícia! Já temos os 23 nomes que vocês mais ouvirão falar nos próximos meses.

Há 2 anos atrás estávamos começando um novo desafio, ao receber as primeiras startups impulsionadas pelo BioStartup Lab. E ao longo desse tempo alcançamos cada vez mais estados, cidades e instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Chegamos a sexta edição realizada, sendo a 5ª rodada em Belo Horizonte.

O BSL tem o papel de gerar um impacto positivo e apoiar soluções para o futuro do nosso planeta, desenvolvendo projetos e aproximando a academia do mercado. Com representatividade nacional e internacional, com a realização de 6 rodadas, foram mais de 650 inscrições vindas de 11 países, mais de 150 cidades e com representatividade de 24 estados brasileiros.

Agora apresentaremos os 23 projetos que iniciarão uma nova jornada de empreendedorismo e inovação no BSL e prometem contribuir para o avanço da ciência e dos negócios no Brasil:

SAÚDE HUMANA

ValleTech Biotecnologia
Oferecer inicialmente o serviço de treinamento e venda de BioChips para mimetiza microambientes celulares para que possam ser realizados testes com alta eficiência e monitoramento em tempo real. Posteriormente iremos desenvolver a tecnologia de desenvolvimento e fabricação desses chips e produzir chips que se apliquem a problemas de interesse para os clientes, para que essas possam ser estudados os processos de maneira mais eficiente e mais barata.

Hakings Lab
Síntese de hidroxiapatita a partir de casca de ovos para enxerto ósseo.

LASSBio D2
Nosso produto é uma coleção de compostos bioativos descobertos e desenvolvidos em nosso laboratório oferecidos em forma de banco de dados onde as empresas interessadas teriam acesso para fazer tanto triagem virtual (e.g. docking) ou farmacológica (e.g. HTS). De acordo com os resultados obtidos na triagem de escolha, existe a possibilidade de auxiliarmos na sequência do desenvolvimento pré-clínico, otimizando tanto o perfil farmacodinâmico quanto o farmacocinético.

Laticínios AMMI
Estamos propondo a formulação de um derivado lácteo tipo Queijo Petit Suisse sem lactose, enriquecido com fibras solúveis e insolúveis provenientes do Yacon e da Farinha da Casca de Arroz. Irá resolver o problema fornecendo
uma quantidade satisfatória de nutrientes para uma dieta ideal para a população.

Xdengue
Uma plataforma baseada em jogos como ferramenta complementar para ações de prevenção e controle do Aedes, baseadas na educação sócio-ambiental e em saúde e na promoção de mudanças comportamentais, integrada a um sistema gamificado de contribuições voluntárias para apoiar a vigilância entomológica através do mapeamento de focos do vetor e da divulgação de ações institucionais. Isoladamente, não resolverá o problema das doenças transmitidas pelo Aedes, mas tornará mais eficaz ações de prevenção.

DIGITAL HEALTH

#Partiudoarsangue
Nós desenvolvemos uma plataforma de captação de doadores de sangue, que conecta o doador, o paciente e o banco de sangue. No nosso site ou no app quem precisa de doação (seja o paciente ou o banco de sangue) pode fazer um pedido de doação no sistema, que automaticamente notifica os doadores cadastrados, de acordo com a região do pedido, para que possam doar. Dessa forma conseguimos facilitar e agilizar o processo de captação em todo o Brasil.

Âmbar Previna
É uma plataforma voltada para o controle da saúde da mulher. Nosso modelo de negócio é autossustentável, em que cada segmento de cliente terá um papel chave na ativação do outro. Nosso objetivo é formar uma rede gamificada, em que toda nova usuária e profissionais de saúde serão incentivados a convidar outras mulheres para a realização do preventivo através do envio de uma carta personalizada pela plataforma. Além de funcionalidades dentro da plataforma que facilitarão a realização do exame.

Bioinfo Solutions
A Bioinfo Solutions atenderá o mercado oferecendo serviços customizados de bioinformática, desde a análise de dados gerados a partir de sequenciamentos de nova geração (NGS), a consultorias e planejamento experimental, priorizando a melhor estratégia para maximizar os resultados a serem obtidos. Além disso, ofereceremos cursos/treinamentos práticos direcionados para a necessidade de cada cliente.

Observatório do Autista®
O Observatório do Autista® é uma plataforma de vigilância epidemiológica baseada em mineração de dados sociais acerca do Transtorno do Espectro Autista. Além de minerar dados nas redes através de bots, utiliza um aplicativo para celular que permite a contratação de terapeutas, a criação-compartilhamento-execução online de programas personalizados de intervenção, além da supervisão à distância do tratamento pelo app. Tudo isto reduz custos, ganhando terapeutas, pais e os autistas principalmente.

Medbit
Iniciar o acolhimento e a captação de informações relevantes para o diagnóstico antes mesmo do paciente estar fisicamente de frente ao médico. Uma inteligência artificial que por meio de fluxogramas vai abordar cada paciente de forma individual, fazendo as perguntas certas frente as individualidades de cada pessoa. Toda essa informação obtida no pré-atendimento será transmitida em tempo real via web ao profissional médico antes que este chame o paciente para a consulta em si.

Mentalmap
O Mentalmap oferece uma maneira muito eficaz de acesso ao atendimento psicológico de qualidade, através de recursos tecnológicos de comunicação à distância, proporcionando conforto, sigilo, segurança e acessibilidade. O cliente não precisa se locomover até um consultório, oferecendo horários mais flexíveis e preço acessível.

AGRONEGÓCIOS

AquaHealth
Soluções tecnológicas para os ambientes aquáticos, realizamos o monitoramento inteligente da qualidade da água. Nossa Startup entrega aos clientes uma plataforma que detecta os níveis críticos da qualidade do
ambiente de cultivo dos peixes e camarões e envia alertas em situações de risco para os fazendeiros, por meio de um aplicativo no seu celular, indicando a melhor resolução dos problemas, garantindo otimização e eficiência dos processos produtivos.

Muh!
Automatização do processo de coleta de dados de qualidade do leite ainda no tanque da propriedade rual, com o uso de um sensor que coleta dados em tempo real de temperatura, volume e acidez do leite no tanque de resfriamento das fazendas produtoras. Com isso os laticínios saberão exatamente a qualidade e quantidade de leite que serão coletados com antecedência e os produtores poderão manter melhor controle do leite no seus tanques.

SAÚDE ANIMAL

VetPix
Empresa voltada para a criação de um microscópio digital e automatização de exames por análise de lâmina através de visão computacional e visão de máquina.

MEIO AMBIENTE

EcoPonto
Transformar a mentalidade de empresas e pessoas com relação ao lixo, vendo-o como ativo e como um bem de troca por benefícios e não como material indesejado e que deve ser descartado de qualquer forma. Portanto serão gerados benefícios como descontos para pessoas físicas e aumento de vendas para empresas ao criarmos um fluxo de pessoas deixando seus resíduos nos nossos pontos de coleta. Além de facilitarmos a coleta por pretendermos abranger o maior número de bairros possíveis.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br