São Paulo, 04 de setembro de 2018.

O primeiro dia da BIO Latin America Conference começou com várias atividades importantes. A solenidade de abertura contou com a fala de boas-vindas dos organizadores do evento, representados por Joanne Duncan, Presidente (Membership and Business Operations) da BIO, e Eduardo Emrich, CEO da Biominas Brasil.

Ambos frisaram a oportunidade que o evento oferece para cooperação entre os diversos atores do segmento de biotecnologia e ciências da vida. O CEO da Biominas aproveitou também a oportunidade para expor o novo posicionamento da empresa no setor, que pretende ser mais amplo e efetivo. (Saiba mais sobre o novo posicionamento da Biominas aqui)

A abertura do evento contou também com a ilustre presença e fala do Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Fireman, e do Secretário de Inovação e Novos Negócios, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Rafael Moreira. O Secretário Fireman reforçou o compromisso do Ministério da Saúde em apoiar o setor de ciências da vida visando o bem-estar geral da população, através de investimentos no SUS, atualmente o maior sistema de saúde pública do mundo.

O Secretário Moreira por sua vez ressaltou a força da América Latina no setor de biotecnologia, os benefícios da Lei do Bem e a intenção do MDIC em unificar todos os programas de desenvolvimento de startups que acontecem no Brasil.

Ao longo do dia também foram discutidos tópicos como indústria 4.0, edição genética, big data, inteligência artificial, futuro sustentável da saúde, proteção à propriedade intelectual e ambiente regulatório para biológicos.

Este último discutiu os desafios da entrada de medicamentos biossimilares no mercado latino-americano. Craig Whitehead, um dos speakers e Diretor Global de Assuntos Regulatórios para Biossimilares da Pfizer, ressaltou a importância da educação da população, destacando que a informação deve ser passada da forma mais positiva possível para o público leigo, uma vez que a mudança de fármacos sintéticos por biológicos é uma oportunidade interessante de crescimento do setor farmacêutico no mercado latino-americano. (Confira aqui a programação completa do evento)

É importante ressaltar também o sucesso do programa BioStartup Lab – Rodada Interfarma 02, que teve seu Demoday realizado durante o evento e cujos ganhadores foram: 1º lugar: PRO THERAPEUTICS; 2º lugar: IN SITU; 3º lugar: SIGNAL; e startup mais dedicada: IMPLANTCELL.

O último dia de Conferência promete reunir ainda mais nomes importantes da indústria, além de diversas reuniões de partnering e mais uma competição de startups (conheça aqui as startups do Startup Stadium).  Acompanhe!