fbpx

Como aplicar na prática o seu conhecimento acadêmico?

08

nov 2018

Por:Biominas Brasil
Negócios

Nos últimos tempos, o mercado de trabalho tem se tornado ainda mais exigente, demandando dos profissionais maior nível de especialização. Nesse sentido, a busca e atualização de conhecimentos acadêmicos devem ser constantes para acompanhar as tendências de mercado e não se tornar ultrapassado.

No entanto, a formação acadêmica não substitui a experiência. É muito comum vivenciarmos situações em nosso dia a dia em que apenas os conhecimentos teóricos não são suficientes para resolver problemas, sendo preciso recorrer aos aprendizados adquiridos em experiências anteriores ou até mesmo à intuição. Entretanto, deve-se sempre pensar em buscar novos conhecimentos, pois a atualização periódica de conteúdo compreendem ações fundamentais para um profissional de destaque em qualquer área. Tendo em vista o dinamismo do mercado, o desenvolvimento de novas habilidades e incorporação de novas tecnologias que possam aprimorar ou até mesmo substituir técnicas e processos usuais são sempre necessários e se tornam possíveis pela aplicação do conhecimento acadêmico na medida em que a prática demanda.

O método científico compreende uma sequência de ações e metodologias que devem ser empregadas para se responder determinada pergunta. Essa metodologia é utilizada por cientistas de todas as áreas do conhecimento e para diversos autores nada mais é que lógica aplicada à ciência. De acordo com GIL (2008, p.8), o método científico pode ser definido como “um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento”, sendo então empregado para se se alcançar determinados objetivos. Tendo em vista esse conceito, não seria este raciocínio semelhante ao de uma empresa ao traçar os objetivos estratégicos para determinado período? Ou quando deseja testar a aceitação um novo produto ou serviço no mercado? Portanto, o raciocínio lógico é igualmente importante para a academia e para a prática no mercado de trabalho.

Para tirar sua ideia do papel e conseguir um financiamento público, clique aqui.

Embora a formação acadêmica e a prática profissional sejam complementares, ainda existe uma grande distância entre o ambiente acadêmico e as empresas de um modo geral. Entre as causas dessa distância pode-se destacar a divergência existente entre as necessidades das empresas e o que é produzido pelas universidades. Nesse ponto, destaca-se o “despertar estratégico” de algumas universidades e pesquisadores em direcionar suas pesquisas para uma demanda específica do mercado. Isso é capaz de atrair investimentos, acelerar processos de desenvolvimento e prover aproximação da academia às empresas. Além disso, tem se intensificado cada vez mais as ações empreendedoras dentro das universidades. O surgimento de diversas startups e empresas que nasceram de pesquisas de mestrado e doutorado mostra que é possível, sim, transformar o conhecimento acadêmico, muitas vezes tido como algo distante da sociedade, em um produto de grande funcionalidade e aceitação no mercado.

Então, para você que é professor, coordenador de curso ou influenciador na educação empreendedora na sua universidade, temos um conteúdo especial sobre o novo papel da universidade e consequentemente dos seus professores e pesquisadores. Para saber mais, acesse o nosso e-book “Líderes do Aprendizado” e veja como você pode ser protagonista nesta transformação na educação no nosso país.

 

Aline Brito de Lima

Bioquímica (UFSJ), mestra em Ciências da Saúde (UFSJ) e doutoranda em Genética (UFMG). Pesquisadora na área de oncologia e CEO da CELLtype.

  1. […] Se você está estudando, concluindo ou apenas concluindo os estudos, além da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, você também precisa do currículo da universidade para iniciar a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br