fbpx

Pensando em empreender? Não faça isso!!

13

fev 2019

Por:Biominas Brasil
Academy | Empreendedorismo | Inovação | Negócios

Muitas pessoas estão seguindo a onda de empreendedorismo que vem crescendo no Brasil e no mundo, entretanto, poucas pessoas sabem exatamente a trajetória de dificuldades e trabalho árduo que as espera ao empreender. Decorrente disto, é cada vez mais comum vermos tentativas frustradas de pessoas, muitas vezes competentes, em criar seu próprio negócio. Para que essa história não se aplique a você em um futuro próximo, preparamos algumas dicas de como se preparar para obter sucesso em seu empreendimento.

1. Planeje suas finanças pessoais:

Pode parecer algo um pouco óbvio, mas é muito comum as pessoas não planejarem ter uma reserva de dinheiro suficiente para se dedicar ao negócio e ficar sem ter outras receitas por 2 ou 3 anos, por exemplo. Existem possibilidades para fazer este planejamento, visto que, nem sempre sabemos qual vai ser o tempo necessário para que o negócio comece a gerar receita, ou mesmo, para imprevistos.

É possível juntar um dinheiro para ter como reserva para bancar os seus custos de vida durante um certo período. O que chamamos de cash burn rate (valor total da reserva, dividido pelo gasto mensal) que deve ser um valor em torno de pelo menos 2 anos de capital. A outra opção é ter alguma fonte de receita alternativa, que banca as despesas mensais, até conseguir colher frutos do empreendimento, que por sua vez é um pouco mais arriscada, por tomar tempo e dedicação do seu negócio para sua outra fonte de receita.

2. Converse com outros empresários:

É extremamente importante conversar com pessoas que já estão neste mercado, para entender quais são os desafios, quais foram as maiores dificuldades, como abrir uma empresa em termos legais e principalmente como geri-la. Esta experiência não é algo facilmente adquirido em livros ou estudos, só quem viveu isso na prática entende exatamente o quão difícil pode ser abrir um negócio, portanto, ter este contato com empresários e pessoas inseridas neste meio de empresas, aceleradoras, fundos de investimento, etc. É essencial para se preparar para empreender da melhor forma possível.

3. Procure pessoas boas para sua equipe:

Segundo pesquisas, a maior causa de morte de startups é relacionada a problemas com a equipe. É um erro extremamente comum, pensamos em pessoas que já conhecemos e confiamos para montar uma equipe, mas isso pode ser um erro grave, pois possuímos uma relação pessoal estas pessoas, além de ter perfis muito parecidos, por já serem amigos ou parentes, por exemplo. O ideal é procurarmos pessoas com qualidades complementares às nossas, perfis diferentes de trabalho, mas que tenham uma boa sinergia, para estabelecer um ambiente de trabalho e uma cultura organizacional boa e efetiva, para assim suceder em seu empreendimento.

4. Não tenha medo de contar a sua Idéia:

Outro erro muito comum é esconder a sua ideia das outras pessoas, pensando em protegê-la. Na verdade, fazendo isso, estamos perdendo a oportunidade de ouvir feedback de outras pessoas que possam conhecer o mercado ou mesmo o projeto e que podem ser cruciais para o desenvolvimento do negócio. Além disso, a idéia por si só, não tem valor, o que importa é o conhecimento inerente aos fundadores, daquele problema ou mercado específico e principalmente a capacidade de execução para criar e desenvolver o negócio, nenhuma destas coisas pode ser roubada por outras pessoas.

5. Prepare seu psicológico:

Empreender é um como um jogo de xadrez, exige muita estratégia e paciência, além de uma mentalidade contra-intuitiva. Mas o que isso quer dizer?

Nosso cérebro é programado para fazer as coisas como aprendeu a fazer e sempre fez, mas, abrir um negócio, principalmente uma startup onde as incertezas são inúmeras, desafia o que estamos acostumados, nos tirando da zona de conforto, principalmente mentalmente. Vários motivos, que vão de problemas financeiros, até uma ansiedade para que o negócio dê certo, podem atrapalhar nosso psicológico e consequentemente nosso trabalho, fazendo muitas vezes que devido a isso, não obtenhamos sucesso.

6. Amplie seus conhecimentos:

Empreender é uma tarefa multidisciplinar, que exige do empreendedor e sua equipe diversos conhecimentos na área técnica em que está atuando, em vendas, marketing, logística, negociação, etc. Por isso, trabalhar constantemente na educação empreendedora é fundamental para inovar também em formas de gestão e em seu modelo de negócios. Além de possuir produtos ou serviços de qualidade, o empreendedor deve estar sempre atento à diversas áreas relevantes para o sucesso da sua empresa.

Estes são apenas 6 pontos de atenção ao começar a empreender, o que não torna menos empolgante abrir seu próprio negócio, desenvolver algo novo e com isso, ter o poder  de impactar milhões de pessoas. A ideia é dar uma visão mais realista do que realmente é necessário pensar antes de empreender, entretanto, seguir estes passos não garante o sucesso e muito menos que esteja imune a outras condições e ocorridos com seu negócio. Dedicação, planejamento e obstinação para atingir seus resultados são essenciais para o desenvolvimento do negócio, portanto, mãos à obra e que tenham um caminho de sucesso em seus empreendimentos!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br