fbpx

5 tipos de Canvas para fugir do óbvio!

09

ago 2022

Por:Maria Victória Pereira da Luz
Academy | Empreendedorismo | Inovação

Existem muitos tipos de Canvas, com distintas finalidades e aplicações, seja para auxílio na construção de um modelo de negócio ou até mesmo para gestão do conhecimento da sua startup. Como cada um tem uma proposta diferente, suas vantagens também variam, mas algo que podemos destacar é a visualização objetiva, que comunica os dados descritos rapidamente. 

Então vamos lá! Trouxemos Canvas, para negócios que atuam fora da caixinha, que falam de inovação, negócios de impacto e muito mais.

 

  • Modelo C

O objetivo do Modelo C é a modelagem de negócios de impacto social, ou seja, gerar modelos com diferentes formatos jurídicos, que apresentam soluções para problemas sociais e ambientais como saúde, educação, serviços financeiros, cidades, tecnologias verdes e cidadania. O público-alvo desse Canvas é vasto, podendo ser utilizado por empreendedores, organizações em transição para a lógica de negócio de impacto, aceleradoras e incubadoras, investidores de impacto, professores universitários, organizações de fomento e lideranças sociais. 

Maiores informações: https://www.cmodel.co/ 

  • Open Innovation Canvas

Como o nome sugere, esse Canvas é focado no desenvolvimento de uma ação de inovação aberta, então ele promove a relexão necessária para a concepção dessa ação! Então se a sua empresa pretende fazer inovação de maneira a promover colaboração com pessoas e outras organizações, através desse Canvas é possível ir realizar todo o processo de planejamento da ação.

Maiores informações: www.innoscience.com.br

 

 

  • Canvas visão de trampolins

Essa ferramenta chamada de Visão de Trampolins é utilizada para a compressão da atual situação empresa. Assim o usuário levanta pontos positivos e negativos e adiciona sua visão sobre como espera que a empresa alcance um determinado objetivo. Além disso, a ferramentas conta com 5 passos e é super colaborativa!

Maiores informações: https://venturehub.se/tools/visao-de-trampolins/?utm_source=Campanha_Julho_1a&utm_medium=LinkedIn&utm_campaign=organico&utm_content=visao_tampolim

 

  • Digital Health Business Canvas 

O Digital Health Russell foi criado por Benaroya e foi baseado nas suas experiências profissionais, com o intuito de preencher lacunas existentes no Lean Canvas e no Business Model Canvas quando se trata dessa área de Digital Health. Isso porque existem considerações importantes e especificas ao se falar de vendas em saúde digital, como venda para seguradoras, empregadores e sistemas de saúde. O Canvas é direcionado para startups e conta com várias perguntas que direcionam ao entendimento se a solução de fato causa o impacto que se propõe. 

Maiores informações: 

https://www.thebenaroyagroup.com/blog/2018/4/8/the-digital-health-business-canvas


  • Bio Canvas – Bio Costumer Vision

Para fechar com chave de ouro, trouxemos o Biocanvas, que foi desenvolvido pela Biominas e que visa a modelagem de negócios adaptada para empreendimentos em ciências da vida. O BioCanvas é dividido em 2 ferramentas: O Bio Costumer Vision e o Bio Strategy Canvas. Sendo que o Bio Costumer Vision, apresentado a seguir é indicado a ser respondido primeiro. Ele possibilita que os empreendedores desenvolvam hipóteses para diferentes elementos do negócio que atua em ciências da vida.

Faça o download do BioCanvas aqui: https://conteudo.biominas.org.br/bio-costumer-vision

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br