fbpx

A importância da análise de tendências e inteligência de mercado para a inovação em bio

No último dia 30/04, a Biominas realizou o evento online Análise de tendências e inteligência de mercado: a importância para a inovação em bio“, que contou com a participação de profissionais renomados no assunto e que compartilharam suas experiências em inovação em bio.

Não há dúvidas de que a Biotecnologia é um dos campos mais importantes em desenvolvimento atualmente. Isso é evidente principalmente quando pensamos nas áreas de saúde. 

É sabido também que devido à natureza dessa ciência, há uma grande necessidade de investimento financeiro para sustentar os altos custos e riscos envolvidos no desenvolvimento de soluções nessa área. Além disso, é um setor que está em rápida evolução, com avanços tecnológicos surgindo em grande velocidade. Todos esses fatores contribuem para que, cada vez mais, seja necessário estar atento às novas tendências tecnológicas e usar as informações e dados de forma estratégica. 

Isso ocorre porque o avanço tecnológico e a inovação tornaram-se requisitos essenciais para garantir a vantagem competitiva de um negócio no mercado. Entretanto, esse é um processo complexo e dinâmico, que exige uma boa gestão tecnológica e um direcionamento adequado para que ocorra com eficiência e sirva de apoio ao planejamento estratégico de uma empresa. 

Durante o evento foram tratados diversos assuntos dentro desse tema, como por exemplo maneiras de realizar de forma efetiva a análise e mapeamento de tendências tecnológicas e como usar as informações contidas em documentos de patentes de forma estratégica para guiar a inovação. Também foram compartilhadas experiências em prospecção de tecnologias para além dos muros das organizações.

Veja abaixo os depoimentos dos profissionais que estiveram conosco no evento: 

“Agradeço novamente o convite dos amigos da Biominas. A apresentação foi excelente e os componentes do painel enriqueceram muito o evento. Parabéns e muito obrigado pela lembrança.” – José Roberto Pereira, Diretor de Negócios e Inovação, Biolab.

“Parabenizo a Biominas pela iniciativa do evento e por trazer à tona um tema de tanta relevância no fomento e disseminação da cultura de inovação! Foi um prazer participar do debate com profissionais tão experientes e que contribuíram para o aprofundamento dessa temática.”Louis Lozouet, Sócio, Venturini IP.

“Sempre acompanhei de perto o sucesso e a relevância da Biominas no cenário da inovação e biotecnologia. Me sinto honrado de neste momento poder ter participado de uma de suas iniciativas de difusão do conhecimento junto a colegas experientes neste meio.” – Victor Gadelha, Digital Health & Strategy / Innovation in Healthcare / Open Innovation, DASA.

“Foi uma honra para nós da LaraiaTech ter participado deste brilhante evento. A importância da Prospecção Tecnológica foi amplamente discutida, bem como todas as possibilidades que essa ferramenta proporciona para o avanço tecnológico. Agradeço o convite e parabenizo a Biominas pela iniciativa. A interação entre os palestrantes convidados e todos inscritos presentes foi muito rica, e acredito que todos nós saímos do evento inspirados a inovar cada vez mais!” – Lilian Laraia, Sócia-Fundadora, LaraiaTech.

“Tudo o que foi compartilhado foi bastante produtivo para quem trabalha nessa área e está no dia a dia tentando gerar novas soluções, sejam incrementais ou disruptivas. Eu vejo esse debate com muito valor principalmente nesse cenário em que vivemos um momento atípico e que temos que inovar, pois tudo isso impacta em nossas vidas pessoais e profissionais.” – Sabrina Oliveira, Líder de Projetos de Inovação, Biominas Brasil.

 

Uma visão mais ampla da inovação só é atingida quando conseguimos associar os dados patentários com outras informações relevantes para o negócio, como informações de P&D, mercado, concorrentes, entre outros. Compreender os indicadores, bem como saber analisar e extrair informações de diferentes fontes de informação tem sido cada vez mais relevante em um mundo data driven.

 

Perdeu nosso evento? Não se preocupe! Se você perdeu o webinar ou gostaria de revê-lo, a gravação está disponível neste link.

Quer participar dos nossos próximos eventos? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br