fbpx

A pré-aceleração para desenvolvimento de soluções para a Rede VigiAR-SUS!

02

ago 2022

Por:Biominas Brasil
Aceleração Corporativa | Empreendedorismo | Inovação

Mas, primeiro, o que é essa Rede? O que ela faz? 

Trouxemos algumas informações para você conhecer um pouco mais sobre essa estrutura que tanto ajudou no enfrentamento da pandemia.

Para que o Brasil possa ter um processo sistemático de Vigilância, das Emergências em Saúde Pública, é necessário que haja ações estruturadas de vigilância, alerta e resposta que contemplem o registro e observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) do nosso país possui uma rede robusta que possui a capacidade de prevenir, detectar, avaliar e controlar efetivamente as doenças, os agravos e os fatores de risco em desastres, que ameaçam a saúde e o bem-estar da população, a Rede Vigiar-SUS. Esta rede possui em sua composiçao eixos estratégicos CIEVS (Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), RENAVEH (Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar) e PROFESP (Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública no âmbito do SUS). Essa rede teve um importante papel no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e preparou os profissionais do Brasil também para atuarem em outras emergências.

Para se ter uma noção da importância destas instituições, em 3 de janeiro de 2020, o CIEVS detectou um rumor sobre a ocorrência de uma pneumonia de etiologia desconhecida na China, cuja veracidade foi confirmada pela Organização Pan-Americana da Saúde no dia 05 de janeiro, e logo em seguida algumas medidas de saúde pública começaram a ser articuladas no âmbito do Ministério da Saúde, com a comunicação imediata do evento para os estados e os municípios. Entre o dia 3 de janeiro (primeira detecção do rumor) até a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional por Covid-19 pelo Brasil (em 03 fevereiro de 2020), o CIEVS Nacional capturou mais de 85 mil rumores, sendo mais de 200 destes, especificamente sobre a infecção humana ao novo coronavírus.

Orquestrada às ações do CIEVS, a atuação da RENAVEH e o estabelecimento do PROFESP também foram muito importantes, cada um à sua maneira, no enfrentamento à Covid-19 e na preparação para além de outras emergências: a RENAVEH foi extremamente oportuna no fornecimento de informações sobre pacientes transferidos de uma unidade federativa para outra menos colapsada, na avaliação de dados de saúde em apoio à detecção de mudanças no perfil epidemiológico em todos os os estados, no monitoramento diário das informações dos pacientes hospitalizados, com acompanhamento das altas, óbitos e admissões por meio de protocolo único compartilhado monitoramento de casos de variantes de atenção (VOC) do SARS-CoV-2, que eram caracterizadas com maior capacidade de infectibilidade e de transmissibilidade. O PROFESP, por sua vez, foi o eixo responsável por formar profissionais nos três níveis de atuação do SUS para atuar em vigilância, alerta e resposta à pandemia. 

Nota: Uma emergência em saúde pública é uma situação que demande o emprego urgente de medidas de prevenção, de controle e de contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas (surtos e epidemias), de desastres, ou de desassistência à população.

 

E como as tecnologias podem apoiar na melhoria da atuação dos pilares da Rede VigiAR-SUS?

A capacidade de ter uma rede com maior velocidade de detecção de um grande número de informações simultâneas, um sistema que seja capaz de uma análise robusta destas informações quanto à sua confiabilidade, bem como a possibilidade de integração e cruzamento dos dados são alguns exemplos de como a tecnologia pode possibilitar que a Rede VigiAR-SUS funcione de forma mais efetiva, com uma tomada de decisão mais eficaz, garantindo que a Rede cumpra sua missão de detectar, avaliar e controlar efetivamente as doenças, os agravos e os fatores de risco em desastres, que ameaçam a saúde e o bem-estar da população. 

Por isso, é tão importante contar com projetos inovadores, que possam trazer novos insights e soluções que atendam a estes e outros desafios da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde! E não se preocupe se a sua tecnologia não está totalmente adaptada ou pronta para operar. O Programa Inova Labs | Fiocruz está aí para te ajudar a desenvolver e potencializar sua ideia ou solução. A SVS, Fiocruz e Biominas estarão à disposição para te ajudar neste processo. Acesse a Chamada e saiba mais como participar!

 

FONTE: gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigilancia/rede-nacional-de-vigilancia-alerta-e-resposta-as-emergencias-em-saude-publica-no-ambito-do-sistema-unico-de-saude-rede-vigiar-sus-resultados-das-acoes-nos-anos-2020-e-2021.pdf

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br