fbpx

A visão de Bill Gates sobre a primeira pandemia moderna

26

maio 2020

Por:Biominas Brasil
Inovação | Notícias

Bill Gates escreveu no final de abril um longo artigo sobre sua visão da primeira pandemia moderna. Neste artigo, vamos explicar os principais pontos que foram tratados no artigo. 

Gates começa o artigo discursando sobre como vê a inovação global como a chave para limitar os danos da pandemia. O que inclui inovações em testes, tratamentos, vacinas e políticas para limitar a disseminação e minimizar os danos às economias e ao bem-estar.

 

Crescimento exponencial e declínio

O primeiro assunto abordado se trata do crescimento exponencial, e como a maioria dos países estavam nessa situação antes de implementarem medidas de mudança de hábitos, como o isolamento social. 

“Se você começar com 100 infecções em uma comunidade, após 40 dias, acabaria com 17 infecções na taxa mais baixa e 3.200 na taxa mais alta”.

À medida que o hemisfério norte entra no verão, alguns locais que mantiverem a mudança de comportamento sofrerão um declínio exponencial de contaminados. No entanto, à medida que o comportamento voltar ao normal, alguns locais terão dificuldades de combater grupos persistentes de infecções e alguns voltarão ao crescimento exponencial da ocorrência da enfermidade. A imagem será mais complexa do que é hoje, com muita heterogeneidade. Gates examina principalmente a situação de países do norte, que estão mais avançados no ciclo da doença. Mas os países do sul também terão um grande desafio à medida que a doença avança no inverno. 

 

Nós exageramos?

É razoável que as pessoas perguntem se a mudança de comportamento foi necessária. Surpreendentemente, a resposta é sim. Pode haver algumas áreas em que o número de casos nunca teriam uma grande quantidade de infecções e mortes, mas não havia como saber antecipadamente quais seriam essas áreas.

Mesmo quando um governo relaxar o isolamento social, nem todos retomarão imediatamente as atividades permitidas. É preciso muita comunicação para que as pessoas entendam quais são os riscos e se sintam confortáveis ​​em voltar ao trabalho ou à escola. Este será um processo gradual, com algumas pessoas fazendo imediatamente tudo o que é permitido e outras demorando mais. Alguns empregadores vão levar alguns meses até exigir que os trabalhadores voltem. Algumas pessoas desejam que as restrições sejam suspensas rapidamente e podem optar por violar as regras, o que colocará todos em risco. Cabe aos líderes de um governo incentivar ações de isolamento social, pelo tempo que for necessário. 

 

Diferença entre os países

O desenvolvimento da doença está diretamente relacionada com a condição econômica de um país. Países precisam incentivar o isolamento social, testar em grande escala a população e oferecer infraestrutura de saúde e saneamento básico de qualidade. Tudo isso, depende de recursos financeiros que nem sempre estão disponíveis. Por isso, ajuda internacional, como da Bill and Melinda Gates Foundation é essencial para que esses países consigam combater o vírus. 

 

O que precisamos aprender

Gates levanta algumas perguntas sobre a doença que ainda não temos uma resposta científica. À medida que essas perguntas forem sendo respondidas, nossas ações contra o vírus serão mais assertivas. Segue alguns exemplos dessas perguntas: 

  • A doença é sazonal (depende de estações) ou depende do clima (de determinadas regiões)?
  • Quantas pessoas que nunca apresentam sintomas têm uma carga viral suficiente para infectar outras pessoas? E as pessoas que estão recuperadas e têm algum vírus residual – quão infecciosas são?
  • Quais atividades causam maior risco de infecção?

A resposta dessas e outras perguntas guiarão as nossa ações futuras. 

 

A fundação e seu papel 

Uma atividade urgente é arrecadar dinheiro para o desenvolvimento de novas ferramentas. Gates aborda essa questão como os bilhões que precisamos gastar para que possamos economizar trilhões. Todo mês adicional necessário para receber a vacina é um mês em que a economia não pode voltar ao normal. No entanto, não está claro como os países se reunirão para coordenar o financiamento. Alguns poderiam ir diretamente ao setor privado, mas exigem que seus cidadãos tenham prioridade. Há muita discussão entre governos, a Organização Mundial da Saúde, o setor privado e nossa base sobre como organizar esses esforços.

A Gates Foundation está trabalhando junto com a OMS, pesquisadores e empresas para financeiras estudos diversos, incluindo o desenvolvimento de uma vacina. 

Covid-19: durante, depois e como isso influencia na sua vida profissional

 

Inovação

Bill Gates dividiu em seu artigo, a inovação em cinco categorias: tratamentos, vacinas, testes, rastreamento de contatos e políticas de abertura. Segue um resumo de sua visão em cada um dos tópicos: 

 

  • Tratamentos

É difícil saber exatamente qual é o limite, mas Gates sugere, baseado em teorias estátisticas, que necessitamos de um tratamento que seja 95% eficaz para que as pessoas se sintam seguras em grandes reuniões públicas. Embora seja possível que uma combinação de tratamentos tenha mais de 95% de eficácia, não é provável, portanto não podemos contar com isso. Se nossos melhores tratamentos reduzirem as mortes em menos de 95%, ainda precisaremos de uma vacina antes de voltarmos ao normal.

Um tratamento potencial que não se enquadra na definição normal de um medicamento envolve a coleta de plasma sanguíneo de pacientes que se recuperaram do COVID-19, garantindo que ele esteja livre do coronavírus e de outras infecções e dando o plasma a pessoas doentes.

Outro tipo de tratamento potencial envolve a identificação dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico humano que são mais eficazes contra o novo coronavírus. Uma vez encontrados esses anticorpos, eles podem ser fabricados e utilizados como tratamento ou como forma de prevenir a doença.

Existe uma classe de medicamentos chamados antivirais, que impedem o vírus de funcionar ou se reproduzir. A indústria farmacêutica criou antivirais incríveis para ajudar as pessoas com HIV, apesar de levar décadas para criar terapias eficazes.

Outra classe de medicamentos funciona alterando a maneira como o corpo humano reage ao vírus, como um modulador do sistema imunológico. Esses medicamentos seriam mais úteis para doenças graves em estágio avançado.

 

  • Vacina

Gates sugere que a única forma de retornar o mundo para onde estava antes do aparecimento do COVID-19 é uma vacina altamente eficaz que evita a doença.

Uma vacina de RNA é significativamente diferente de uma vacina convencional. Com ela, em vez de injetar fragmentos do vírus, você fornece ao corpo o código genético necessário para produzir muitas cópias desses fragmentos. Quando o sistema imunológico vê os fragmentos virais, aprende como atacá-los. Uma vacina de RNA essencialmente transforma seu corpo em sua própria unidade de fabricação de vacinas.

Um grande desafio para os testes de vacinas é que o tempo necessário para os ensaios depende de uma localização onde a taxa de infecção é razoavelmente alta. Enquanto você estiver configurando o local do teste e obtendo aprovação regulamentar, a taxa de infecção nesse local poderá diminuir. E os testes precisam envolver um número surpreendentemente grande de pessoas. Por exemplo, suponha que a taxa esperada de infecção seja de 1% ao ano e você queira executar um teste no qual esperaria que 50 pessoas fossem infectadas sem a vacina. Para obter um resultado em seis meses, o teste precisaria de 10.000 pessoas.

 

  • Testes

Tem havido muita ênfase no número de testes sendo realizados em cada país. Alguns, como a Coréia do Sul, fizeram um ótimo trabalho ao aumentar a capacidade de teste. Mas o número de testes por si só não mostra se eles estão sendo usados ​​com eficácia. Você também precisa garantir que está priorizando os testes nas pessoas certas. Por exemplo, os profissionais de saúde devem obter uma resposta imediata se estão infectados, assim sabem se devem continuar trabalhando. Pessoas sem sintomas não devem ser testadas até que tenhamos testes suficientes para todos com sintomas. Além disso, os resultados do teste devem retornar em menos de 24 horas para que você saiba rapidamente se deve se isolar e colocar em quarentena as pessoas que moram com você. Locais em que demoram para divulgar resultados, tornam os testes menos eficientes no combate do vírus.

A maioria dos testes até o momento para o novo coronavírus envolvem a coleta de um swab nasal e o processamento em PCR. O teste de PCR é bastante sensível – geralmente mostra se você tem o vírus antes mesmo de ter sintomas ou está infectando outras pessoas.

Existem dois tipos de máquinas de PCR: máquinas de processamento em lote de alto volume e máquinas de baixo volume. Ambos têm um papel a desempenhar. As máquinas de alto volume fornecem a maior parte da capacidade de testes. As máquinas de baixo volume são melhores quando obter um resultado em menos de uma hora é benéfico.

Outro tipo de teste é chamado de Teste Rápido de Diagnóstico. Você colhe a amostra da maneira como no teste de PCR, mas em vez de enviá-lo para um centro de processamento, você o coloca em um recipiente de líquido, despeja esse líquido em uma tira de papel que muda de cor se detectar o vírus. Mesmo que não seja tão sensível quanto um teste de PCR, para quem tem sintomas, deve ser bastante preciso.

Muita gente fala sobre o teste sorológico, onde no sangue ele detecta se você tem anticorpos contra o vírus. Se tiver, significa que você já foi exposto. Esses testes mostram apenas resultados positivos em estágios avançados da doença.

Além disso, todos os testes realizados até agora têm problemas com falsos positivos. 

Os testes são extremamente importantes quando um país pensa em abrir novamente a economia e a sociedade. O governo precisa realizar muitos testes para perceber locais críticos e assim intervir alterando a política antes que os números aumentem. Não se pode esperar até os hospitais começarem a encher e o número de mortes aumentar, para então tomar medidas de prevenção. 

 

  • Rastreamento da população

Uma das principais prioridades dos testes é qualquer pessoa que tenha tido contato próximo com alguém que tenha sido positivo. Se você pode obter uma lista dessas pessoas rapidamente e garantir que elas sejam priorizadas para um teste como o teste de PCR (que é sensível o suficiente para detectar uma infecção recente), essas pessoas podem se isolar antes de infectar outras pessoas. Esta é a maneira ideal de impedir a propagação do vírus.

Gates sugere que a maioria dos países usará a abordagem que a Alemanha está usando, o que exige entrevistar todos que testaram positivo e usar um banco de dados para garantir que haja acompanhamento de todos os contatos. O padrão de infecções é estudado para ver onde o risco é mais alto e a política pode precisar mudar. Na Alemanha, se alguém é testado e confirmado como positivo, o médico é obrigado a informar legalmente o escritório de saúde do governo local. O médico deve fornecer todos os dados pessoais – nome, endereço, número de telefone – para que o departamento de saúde possa entrar em contato com a pessoa e garantir que ela se isole. Em seguida, o escritório de saúde local inicia o processo de rastreamento de contatos. Eles entrevistam a pessoa infectada, descobrem como entrar em contato com todas as pessoas que ele conheceu nas últimas duas semanas e contactam essas pessoas para pedir que se auto-isolem e façam um teste.

 

  • Abertura

A maioria dos países desenvolvidos passará para a segunda fase da epidemia nos próximos dois meses. Em um sentido, é fácil descrever esta próxima fase. É o semi-normal. As pessoas podem sair, mas não com tanta frequência, e não para lugares lotados.  As pessoas estão trabalhando e gastando parte de seus ganhos, mas não tanto quanto eram antes da pandemia. Em resumo, os tempos são anormais, mas não tão anormais quanto a primeira fase.

O princípio básico deve ser permitir atividades que tenham um grande benefício para a economia ou o bem-estar humano, mas que apresentem um pequeno risco de infecção. Mas, à medida que você explora os detalhes e analisa a economia, a imagem rapidamente se torna complicada. Não é tão simples quanto dizer “você pode fazer X, mas não Y”. A economia moderna é muito complexa e interconectada para isso. Por exemplo, os restaurantes podem manter os clientes a um metro e meio de distância, mas eles terão uma cadeia de suprimentos funcionando para seus ingredientes? Eles serão lucrativos com essa capacidade reduzida? A indústria precisará adaptar a fábrica para manter os trabalhadores mais afastados. Mas e quando as pessoas começam a trabalhar? Eles estão pegando um ônibus? E quando as empresas devem começar a insistir que seus funcionários apareçam no trabalho?

 

Conclusão

Gates cita o alto custo da pandemia para pessoas de baixa renda como uma prioridade. A doença está afetando desproporcionalmente as comunidades mais pobres e as minorias raciais. Da mesma forma, o impacto econômico da paralisação está atingindo com mais força os trabalhadores de baixa renda. Os formuladores de políticas precisarão garantir que, à medida que o país se abre, a recuperação não torne a desigualdade ainda pior do que já é. Ao mesmo tempo, menciona a forma como o mundo está se unindo para combater essa luta. Fala sobre sua admiração a profissionais de saúde na linha de frente. 

Veja o artigo completo aqui.

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br