fbpx

Bioeconomia Circular e o papel das Biotechs na transição verde

27

jun 2022

Por:Maria Victória Pereira da Luz
Corporativo | Empreendedorismo | Inovação | Parcerias

Você já ouviu falar no conceito de bioeconomia circular? Basicamente é a união de dois termos: economia circular e bioeconomia. 

De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, o modelo econômico circular tem como objetivo a criação de capital econômico, natural e social com base em criar sem desperdício e poluição, manter produtos e materiais em uso, além de regenerar sistemas naturais. Em contraste com o modelo linear atual, um modelo de economia circular enfatiza o crescimento econômico e as atividades que são dissociadas do consumo de recursos finitos e minimizam os desperdícios a fim de alcançando benefícios positivos para toda a sociedade. 

Já a bioeconomia está relacionada ao uso de recursos biológicos que são renováveis, como por exemplo a produção biomassa para biocombustíveis e outros bioprodutos. Logo, quando bioeconomia ocorre a partir da produção sustentável de alguma matéria-prima ou realiza processos sustentáveis na conversão de biomassa, de certa forma conversa com a economia circular e outras áreas interdisciplinares. 

Conhecendo melhor cada um desses conceitos, podemos identificar o papel das startups na área de ciências da vida e biotecnologia na transição verde, que se refere ao período de tempo entre hoje, quando nosso modo de vida é insustentável a longo prazo, e o momento em que as atividades humanas não colocarão em risco a saúde do planeta – um desafio tremendo aos empreendimentos atuais.

Com a demanda atual da sociedade, cada vez mais existe a necessidade de trabalho de logística reversa de resíduos, como o trabalho realizado pela ViraSer, Franquia Social como novo modelo de Central de Gerenciamento de Resíduos. E também como o destinamento apropriado de resíduos realizado pela Arroxim,  que atua diretamente na coleta de óleo de cozinha. 

Mas quando falamos de bioeconomia circular, o trabalho não termina na coleta e na destinação apropriada, as biotechs podem então atuar em diversas lacunas como no uso desses resíduos para a geração dos biocombustíveis como a BChem, que produz biodiesel a partir de óleos usados e gorduras residuais através de modernos reatores ultrassônicos e catalisadores sólidos nanomodificados com ênfase em um processo de elevada sustentabilidade técnico-econômico-ambiental. 

Essas startups são apenas alguns exemplos de projetos inovadores que passaram pela metodologia de pré-aceleração da Biominas através do Programa de Inovação Tecnológica de Belo Horizonte e do BioStartup Lab. 

Se interessou pelo impacto sustentável que algumas das startups do nosso portfólio promovem? Nos companhe para mais informações! 

 

Fontes: 
  1. TAN, Eric CD; LAMERS, Patrick. Circular bioeconomy concepts—A perspective. Frontiers in Sustainability, p. 53, 2021.
  2. SMITH, Jonathan. The Bio-Based Economy: What’s Holding It Back?. Labiotech.eu. 2021

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br