fbpx

Biominas e Interfarma Lançam Programa para Fomentar a Inovação e o Empreendedorismo em Saúde no Brasil

A INTERFARMA, associação das empresas farmacêuticas de pesquisa no Brasil, se junta à Biominas Brasil para lançar hoje um programa para identificar ideias e projetos inovadores em saúde e apoiá-los na transformação em negócios promissores. O programa é uma iniciativa inédita da INTERFARMA, em prol da inovação em saúde no país.

A INTERFARMA vem construindo um longo trabalho para incentivar a inovação no Brasil, inserindo a indústria farmacêutica nesse contexto. E considera que, para resolver os novos problemas como as doenças modernas é preciso lutar com novas armas, dando respostas às questões básicas e mais complexas, no campo da saúde.

“Existem no Brasil muitos entraves para a inovação, como a resistência das universidades em trabalhar com a iniciativa privada e a própria iniciativa privada, em assumir os riscos da inovação. É preciso superar essas resistências para que se possa criar um ambiente favorável à inovação, objetivo também perseguido por essa iniciativa, que incentiva a inovação desde sua fase de projeto”, afirma Antônio Britto, presidente-executivo da INTERFARMA.

A INTERFARMA e suas associadas entendem que existe ciência de alta qualidade na academia, mas há também uma deficiência no processo inovador. Ao oferecer suporte na modelagem do negócio, know-how de desenvolvimento de produto, acesso a mercado e networking global, a INTERFARMA contribui de forma efetiva para a constituição de uma nova geração de startups inovadoras em saúde. Espera-se também que o programa colabore para promover uma melhor interação entre cientistas e empreendedores com empresas de pesquisa.

 

INTERFARMA e BIOMINAS BRASIL

A parceria da INTERFARMA com a Biominas Brasil permite a utilização da metodologia desenvolvida para o BioStartup Lab, programa de pré-aceleração de startups da Biominas.

Atualmente grandes empresas apostam em mecanismos que fomentem a inovação a partir do incentivo à criação de startups surgidas de novas tecnologias e oportunidades de mercado. Por isso, as duas entidades buscam juntas estimular a transformação do conhecimento em negócios inovadores.

Por meio de atividades como workshops, treinamentos, mentorias, validações práticas e bancas de avaliação, num período de 10 semanas, o BioStartup Lab capacita empreendedores e cientistas a estruturarem seus projetos de pesquisa com a visão de mercado necessária para fomentar a interação com empresas e investidores.  Essa dinâmica proporciona um ambiente seguro para a realização de testes e validações das soluções, com o objetivo de iniciar ou avançar as estratégias de inovação e o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços alinhados ao mercado.

Em suas três rodadas anteriores, o BioStartup Lab já alcançou resultados relevantes, como 1.210 pessoas inscritas, em 410 projetos, de 137 instituições de ensino e pesquisa vindos de 18 estados brasileiros e 9 países. Além disso, o programa recebeu o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador de 2016, na categoria “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador”, concedido anualmente pela Anprotec e Sebrae Nacional.

Nesta rodada exclusiva para a INTERFARMA, as empresas associadas terão acesso aos projetos participantes, poderão participar das atividades e interagir desde o início do programa. Ao final, espera-se que muitas startups já estabeleçam acordos com as empresas.

Para Eduardo Emrich, presidente da Biominas Brasil, “esse é um grande passo para fomento real da inovação em saúde no país: utilizar a metodologia já testada e validada do programa BioStartup Lab para análise de projetos e modelagem de novos negócios em conjunto com uma associação de empresas com know-how e capacidade de levar os projetos para as próximas etapas de desenvolvimento”.

Sobre a Biominas Brasil

Instituição privada, criada em 1990, a Biominas Brasil apoia o desenvolvimento de projetos em todas as suas etapas: da ideação à sua expansão, com objetivo de constituir negócios de impacto em ciências da vida no país.

Sua área de negócio Empreendedorismo dispõe de programas de educação empreendedora, pré-aceleração, aceleração de startups e incubação de empresas. Além disso, a Biominas oferece serviços de consultoria especializada a empresas nacionais e estrangeiras do setor, elabora estudos e organiza eventos de negócios no setor, como a BIO Latin America.

www.biominas.org.br

Sobre a INTERFARMA

Fundada em 1990, a Interfarma possui atualmente 56 empresas associadas. Hoje, esses laboratórios são responsáveis pela venda, no canal farmácia, de 82% dos medicamentos de referência do mercado e também por 33% dos genéricos produzidos por empresas que passaram a ser controladas pelos laboratórios associados. Além disso, as empresas associadas respondem por 46% da produção dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) do mercado brasileiro e por 52% dos medicamentos tarjados (50% do total do mercado de varejo).

www.interfarma.org.br

As inscrições para o BioStartup Lab | Rodada Interfarma estão abertas até o dia (novo prazo!) 15 de maio de 2017 às 16h00 e podem ser feitas acessando: www.biostartuplab.org.br/inscricoes

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br