fbpx

CASE: Empresas de biotecnologia na vitrine

15

dez 2014

Por:Biominas Brasil
Biominas

logo_biocodO setor de Biotecnologia tem se mostrado extremamente atrativo e com isto várias empresas têm sido criadas na área. A concentração de empresas do setor em Minas Gerais e o posicionamento de algumas destas empresas com participação significativa no mercado fortalece esta atratividade. Aliado a isto, o tamanho do mercado brasileiro faz com que empresas estrangeiras se interessem pela entrada no país através do processo de aquisição.

Além do interesse das empresas estrangeiras, com o movimento de consolidação do mercado de diagnóstico, grandes players têm adotado a estratégia de crescimento e diferenciação por aquisição.

Por serem em sua maioria de pequeno porte e por não possuírem experiência com processos de fusão e aquisição, as empresas podem se mostrar arredias a este tipo de abordagem, deixando passar boas oportunidades de negócios.

A experiência vivenciada pela Biocod em 2011, quando abordada por um grupo estrangeiro, foi diferente. Diante da inexperiência com o processo, a opção das sócias foi a de contratar um escritório para assessorá-las no processo de avaliação e negociação da empresa. Estes processos podem ser demorados e desgastantes e envolvem também questões legais que nem sempre são de domínio dos empreendedores. É preciso também contar com um mediador que tenha, além do conhecimento, o bom senso necessário para equilibrar os interesses de quem compra, que quer pagar menos, com os interesses de quem vende, que quer valorizar mais o negócio, buscando um caminho que seja justo.

Durante o processo de negociação da Biocod com o grupo estrangeiro, houve uma segunda abordagem no início de 2012 por uma empresa brasileira. Diante deste cenário, as sócias optaram por prosseguir a negociação com o grupo brasileiro acreditando que o choque de cultura seria menor.

O período de avaliação da empresa e de negociação durou até dezembro de 2012, com a aquisição realizada pelo Grupo Hermes Pardini. Vale ressaltar que na fase de due diligence, o nível de organização das informações e da documentação da empresa favoreceu a efetivação do negócio e a redução do prazo de fechamento do mesmo.

Uma nova fase: empresas de portes, culturas e processos diferentes com o desafio de integração na qual a clareza do objetivo da aquisição deve direcionar os gestores, dando o tom às avaliações de equipes, processos, estrutura, etc., evitando rupturas ou tentando minimizar os efeitos destas nos resultados esperados. Assim como é necessário para os adquirentes ter a clareza do seu objetivo, para quem vende também é necessário ter esta clareza e independente de qual seja a motivação há que se exercitar o desapego e estar aberto a novas experiências.

O processo de aquisição é impactante para as pessoas que compõem as equipes, tanto de quem compra como da empresa adquirida. Gera os sentimentos mais diversos, desde a motivação ante a perspectiva de crescimento e de oportunidades de aprendizado como de ansiedade e insegurança. Lidar com pessoas e seus sentimentos e com uma nova realidade é um desafio para quem vivencia a situação. Acredito que, no caso dos empreendedores, a venda de uma empresa dever ser vista como consequência da sua criação, afinal de contas, como no caso da Biocod, ter o seu negócio valorizado e desejado por um grande player de mercado é um sinal de sucesso.

Valéria Matarelli Pereira Calijorne
Diretora Executiva
Biocod Biotecnologia – Hermes Pardini
www.biocod.com.br
 
 

DiagnosticoEste case é parte integrante do Diagnóstico do Setor de Biociências em Minas Gerais, elaborado pela Biominas Brasil em parceria com o SEBRAE Minas. O Diagnóstico apresenta um comparativo entre o ambiente de negócios do segmento de 2004 e de 2014. O estudo analisa quatro fatores essenciais na geração de um ambiente inovador nas empresas: estratégia de pesquisa e desenvolvimento e inovação; estabelecimento de parcerias; recursos financeiros para a inovação; políticas públicas voltadas para a inovação. Este Diagnóstico traz ainda conclusões que buscam orientar as discussões entre os principais agentes envolvidos e contribuir para o avanço e a consolidação do setor de Biociências em Minas Gerais.

Faça o download gratuito do Diagnóstico completo no site da Biominas (www.biominas.org.br) e do Sebrae (www.sebrae.com.br).

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br