fbpx

Case: Transformando pesquisas da Biodiversidade em inovações em fito

19

jan 2023

Por:Biominas Brasil
Estudos do Setor | Inovação | Pesquisas

Com o objetivo de aumentar o número de soluções a partir da biodiversidade brasileira, a plataforma InovafitoBrasil fornece um roteiro de desenvolvimento de fitoterápicos que como resultado entrega o nível de maturidade tecnológica e os próximos passos para pesquisas com ativos naturais. 

Durante a campanha de lançamento da plataforma, foi lançado o Desafio InovafitoBrasil 2022 em que o projeto cadastrado, até o momento, com maior potencial de desenvolvimento e impacto socioeconômico e ambiental seria premiado. 

O vencedor do Desafio foi o pesquisador Nícolas Pinto da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa consiste em desenvolver um fitoterápico multifuncional com ação cicatrizante, antioxidante e hidratante para Dermatite Atópica sem os efeitos adversos dos corticóides comumente utilizados no tratamento da doença. O pesquisador espera que o investimento e o conhecimento gerado na universidade seja convertido em uma solução para a sociedade, e por isso, está em busca de parceiros que possam contribuir para que a tecnologia chegue ao mercado.  

Para Nícolas, além da plataforma poder entregar visibilidade ao seu projeto aumentando as possibilidade de conexões, a partir do roteiro de TRL disponível foi possível entender o real nível de maturidade da tecnologia e quais seriam os próximos passos em direção ao mercado. 

“Foram realizadas perguntas que, até então, nós não tínhamos pensado em fazer, e que abriram perspectivas para pesquisas futuras a fim de respondê-las, o que será importante para avançar no projeto.” 

Tendo realizado alguns testes pré-clínicos, o projeto se encontra no TRL 3 cujo os próximos passos são a otimização do protótipo e do insumo farmacêutico ativo vegetal (IFAV). Para continuar desenvolvendo uma nova tecnologia para o tratamento da Dermatite Atópica, que é uma doença genética, crônica, que acomete principalmente crianças e que ainda não possui uma cura, o pesquisador busca por parceiros interessados no co-desenvolvimento ou na transferência tecnológica. 

Para visualizar o projeto do Profº Nícolas Pinto na plataforma basta acessar: https://plataforma.inovafitobrasil.com.br/itl-trl/

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br