fbpx

Como construir uma cultura de inovação no ambiente acadêmico?

Ao proporcionar ambientes de inovação e atividades relacionadas ao desenvolvimento de uma mentalidade orientada à solução de problemas, as instituições de ensino oferecem aos alunos a oportunidade de desenvolverem habilidades essenciais para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Dentre as estratégias que podem ser utilizadas pelas instituições de ensino, se pode mencionar a criação de espaços de coworking e laboratórios compartilhados, onde os alunos são orientados a encontrar soluções em equipe e empreender. Outra estratégia interessante seria oferecer atividades de extensão que estimule a capacidade criativa e o trabalho em equipe.

Mas não basta oferecer ambientes de inovação, os alunos devem ser estimulados constantemente a desenvolverem um pensamento crítico. E isso só é possível diante da articulação de várias estratégias, e nesse sentido destaca-se a relevância de construir parcerias com instituições que já dominam o tema e que sabem, na prática, o que é inovar no Brasil

Atualmente, graças à possibilidade de realizar Cursos a Distância (EaD) as parcerias e o acesso ao conhecimento tem se tornado ainda mais fácil. Foi pensando nas necessidades dos estudantes e professores que desejam se capacitar e desenvolver uma mentalidade voltada à solução de problemas que a Biominas criou a plataforma Biominas Academy.

O Biominas Academy hoje oferece três modalidades do curso online, o qual foi construído com base em uma metodologia de pré-aceleração de startups premiada nacionalmente. O curso é organizado em cinco módulos. No curso você encontra tópicos sobre liderança e autoconhecimento, gestão ágil de projetos, boas práticas de produtividade e de trabalho colaborativo.

Para as pessoas que desejam dar vida a projetos e ideias inovadoras o Biominas Academy oferece ferramentas para identificação de mercado e as ferramentas específicas para avaliação de novas tecnologias e sua aplicação no mercado. Ademais são apresentadas formas de captar recursos e investimentos para viabilização de uma nova tecnologia e/ou projeto de inovação.

A Biominas já estabeleceu parceria exitosas com instituições de ensino no Brasil. O Biominas Academy pode ser ofertado como disciplina eletiva, atividade de extensão, ou até mesmo compor a grade curricular como disciplina obrigatória. Uma excelente oportunidade para aprender sobre inovação com uma instituição que há 30 anos atua no mercado nacional e internacional ajudando as empresas a inovar.

 Quer conhecer mais sobre o Biominas Academy e ver a aplicações práticas dentro da sua universidade? Deixe seu contato aqui!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br