fbpx

Startups: veja como foi o Demoday do 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte

01

jun 2022

Por:Biominas Brasil
Empreendedorismo | Eventos | Inovação | Negócios | Notícias

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Biominas Brasil, promoveu no dia 13/05, das 14h às 17h, o evento Demoday, que marcou o encerramento da 2ª rodada de pré-aceleração do Programa de Desenvolvimento Tecnológico. Na ocasião, as startups participantes do Programa se apresentaram a uma banca de especialistas e foi feita a divulgação da startup vencedora (aquela melhor avaliada ao final de todo o programa).

SOBRE O PROGRAMA:

O 2º Programa de Desenvolvimento Tecnológico foi lançado em janeiro deste ano com o intuito de apoiar o desenvolvimento de soluções para gerar um aumento do bem-estar e qualidade de vida da população de Belo Horizonte. Além de fortalecer a conexão entre importantes setores da economia de Belo Horizonte, como Ciências da Vida e Tecnologia da Informação.

Ao todo, foram mais de 30 inscrições recebidas de startups de diferentes estados do país (MG, SP, RJ E PR), com projetos nas categorias de Ampliação de hábitos saudáveis, Estímulo ao esporte e lazer, Monitoramento e controle de ambientes, Qualidade de Trabalho e Promoção da saúde populacional. 

As melhores soluções/startups foram escolhidas por uma comissão de avaliadores formada por representantes da Prefeitura e da Biominas, levando em consideração o problema a ser solucionado, o nível de inovação e a aplicação para o município e a viabilidade de implementação. As 12 selecionadas passaram por 8 semanas de capacitação em inovação e empreendedorismo, recebendo suporte de especialistas para criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado. Durante esse tempo, os empreendedores também competiram entre si e tiveram valiosas mentorias com as áreas técnicas da Prefeitura de Belo Horizonte e parceiros para investigação do problema, conhecimento da estrutura, recursos e gargalos atuais do sistema, para alinhamento da sua solução.

EVENTO ONLINE DE ENCERRAMENTO: O DEMODAY

A etapa final dessa pré-aceleração é o Demoday, onde as startups apresentam o trabalho desenvolvido e recebem a avaliação acerca da viabilidade de implementação, pontos de melhorias e possibilidades de interação com a PBH e parceiros.

Para selecionarmos as três melhores startups do Programa, convidamos um banca de peso com os seguintes avaliadores:

  • Cristiane Serpa – Secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte  – Prefeitura de Belo Horizonte 
  • Cláudio Beato – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico – Prefeitura de Belo Horizonte 
  • Eduardo Emrich – CEO – Biominas Brasil 
  • Ana Luiza Canhestro – Head de inovação – BH-TEC
  • Priscilla Mol Queiroz – Especialista em Desenvolvimento de Negócios – BiotechTown

A banca avaliou as startups finalistas em diversos pontos, como o grau de inovação da solução e qual o impacto potencial para Belo Horizonte. Veja abaixo as primeiras colocadas do Programa:

1º lugar:

TechBalance – Solução Digital para Reabilitação LTDA (SP): A TechBalance oferece serviço completo de triagem, avaliação, acompanhamento, inteligência e prevenção focado no bem-estar motor e prevenção de quedas e lesões de pessoas de todas as idades, com foco especial em público 60+.

2º lugar:

LonVi (SP): Modelo de saúde digital para monitoramento remoto e engajamento de pacientes, focado em quem mais necessita de atenção.

3º lugar:

Arroxim – Negócios Sustentáveis (MG): Atuação voltada para a ampliação da coleta domiciliar e/ou de pontos de coleta do óleo de cozinha usado.

 

CONHEÇA TAMBÉM AS DEMAIS STARTUPS PARTICIPANTES (EM ORDEM ALFABÉTICA): 

 

BeCare (MG): Ferramentas de intervenções clínicas personalizadas voltadas para cuidado aos pacientes e monitoramento dos resultados do tratamento em tempo real — sem ter que esperar até a próxima consulta.

Cori (MG): Oferecem para instituições de saúde uma plataforma para monitoramento constante de seus pacientes frágeis, através da gestão de seus dados de saúde.

Doc4Doc (MG): A empresa realiza uma Interconsulta médica conversacional entre médicos generalistas, que estão em setores de urgência e o médico especialista.

Extremus | Smart Surface (SP): Extremus desenvolve superfícies inteligentes que melhoram a interface do implante com o corpo e elevam a qualidade de vida do paciente.

Flow (MG): Dispositivos biomateriais naturais em formato de adesivo para tratamento de micoses.

Nani Saúde (SP): Identificação dos melhores programas e mudanças no estilo de vida de cada paciente. Protocolos são sugeridos aos pacientes e há também programas realizados em grupo com os perfis de pacientes que melhor podem se beneficiar deles.

Oumlight (MG): A icterícia neonatal é muito comum em recém nascidos. Estima se que 80 % dos recém tornam-se clinicamente ictéricos na primeira semana de vida. Por isso, a empresa desenvolve um dispositivo vestível que promove a radiação controlada ao longo do tratamento, além de permitir o contato da mãe e filho.

SleepUp Tecnologia em Saúde (SP): A SleepUp é a pioneira em Terapias Digitais (SaMD) para tratamento da Insônia e suporte a outros distúrbios do sono.

ViraSer Negócios de Impacto (SP): Solução de Logística Reversa de embalagens pós-consumo, que opera no modelo de Franquia Social de Central de Triagem de Resíduos, com boas práticas de gestão, produção, segurança e saúde, comercialização e abastecimento.

 

Após o término da premiação do Demoday, o público presente teve a oportunidade de conversar com cada uma das startups (em salas virtuais e individuais) para conhecer mais sobre as tecnologias e discutir possibilidades de parcerias.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Biominas, inclusive dos próximos eventos e programas sobre inovação em bio e aceleração em startups?

Então inscreva-se em nossa newsletter!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br