fbpx

Desafios e oportunidades para a inovação em fitomedicamentos reúne especialistas em debate online

29

out 2020

Por:Biominas Brasil
Eventos | Inovação | Negócios

Quando o assunto é Biodiversidade, sabe-se que o Brasil tem papel fundamental no cenário global, estando no topo de 18 países megadiversos. Estima-se que o país abriga entre 15-20% da diversidade biológica mundial, com o maior número de espécies endêmicas em escala global. 

Ele contém diversos hotspots de biodiversidade, dentro os quais destacamos a Amazônia (mais de 40 mil espécies), a Mata Atlântica (mais de 20 mil espécies) e o Cerrado (mais de 11 mil espécies). Embora essa rica Biodiversidade nos coloque em uma posição privilegiada, nossa responsabilidade é enorme. O uso sustentável dos recursos naturais é fundamental para as gerações presentes e futuras do Brasil.

A Biodiversidade tem sido um recurso insubstituível para a descoberta de medicamentos e avanços biomédicos. Fármacos derivados de produtos naturais talvez sejam o elo mais direto entre biodiversidade e saúde.

O Brasil possui iniciativas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo de plantas medicinais, e as indústrias farmacêuticas também vêm desenvolvendo novos medicamentos a partir desses produtos naturais.

Diante deste contexto, o Grupo Centroflora, líder na produção sustentável de produtos naturais para a Indústria Farmacêutica, com o apoio da Biominas Brasil, reunirá grandes nomes do setor para discutirem sobre a temática “Inovação em Fitomedicamentos – Cenário Atual e Oportunidades Futuras” em um evento online e gratuito que acontecerá no dia 11/11, às 10h00. 

Essa mesa redonda abordará as diferentes perspectivas que abrangem este tema. Estarão presentes membros dos principais pilares envolvidos neste ecossistema: 

  • Indústria: representada por Vânia Machado, Presidente do Aché Laboratórios;
  • Órgão governamental/regulador: representado por Ana Cecília Carvalho, Especialista em Fitoterápicos na Gerência de Medicamentos Específicos, Notificados, Fitoterápicos, Dinamizados e Gases Medicinais (GMESP) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • ICT/Universidade: representado por João Batista Calixto, Diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP) e Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Agência de fomento: representado por Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O debate será mediado por Eduardo Emrich, CEO da Biominas Brasil, que destacou que “esta mesa redonda, composta por grandes nomes do setor, permitirá uma discussão qualificada sobre o uso estratégico da biodiversidade para desenvolvimento de fitomedicamentos inovadores, de forma a trazer valor para toda a cadeia e em especial para a sociedade”.

Por ocasião deste evento online, o Grupo Centroflora apresentará sua nova planta piloto de última geração focada na produção e desenvolvimento de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados. Segundo Cristina Dislich Ropke, Diretora de Inovação do Grupo Centroflora, “O Centroflora Inova será um grande elo de conexão entre os agentes do ecossistema de Inovação em Medicamentos Fitoterápicos, com capacidade de trazer bons projetos de pesquisa para escala industrial dentro dos mais modernos padrões regulatórios.”

Confira abaixo a programação completa do evento:

  • 10h00 – 10h10 – Abertura: Peter Andersen, CEO, Grupo Centroflora
  • 10h10 – 10h20 – Vídeo de tour virtual na planta piloto “Centroflora Inova”
  • 10h20 – 11h20 – Mesa redonda sobre o tema “Inovação em Medicamentos Fitoterápicos
  • 11h20 – 11h30 – Encerramento: Cristina Dislich Ropke, Diretora de Inovação, Grupo Centroflora

Garanta já sua inscrição gratuitamente pelo link http://bit.ly/InovacaoEmFitomedicamentos 

Te esperamos lá!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br