fbpx

Entrevista com Felipe Peixoto, Co-Founder & CEO da SafeTest, empresa residente do Biominas HUB

06

jul 2022

Por:Biominas Brasil
Biominas HUB | Parcerias

A SafeTest, empresa residente do Biominas HUB, nasceu com o DNA de inovação baseada em sua estratégia focada na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de soluções para a saúde humana e animal que inclui kits de diagnósticos (testes rápidos) para detecção de doenças, a partir do isolamento de antígenos específicos, de forma mais rápida e precisa que métodos tradicionais. Confira a entrevista que realizamos com Felipe Peixoto, Co-Founder & CEO da SafeTest:

 

Biominas: Vocês têm uma grande história na trilha do Empreendedorismo. Existe algum grande aprendizado que você ou seu time tiveram durante sua jornada enquanto empreendedores, e que ache interessante compartilhar com outros empreendedores?

Felipe Peixoto: Tivemos vários aprendizados ao longo da nossa história e ainda estamos aprendendo muito a cada dia. Um aprendizado que acho importante destacar é que o desenvolvimento de novos produtos deve ter um foco bastante prático na demanda do mercado. Quando temos um projeto de inovação, acabamos muitas vezes “romantizando” o nosso produto, acreditando que estamos desenvolvendo algo que vai revolucionar o mercado. Mas, se o desenvolvimento deste produto não for focado na real demanda do mercado, podemos acabar com um projeto interessante, mas que não vai se transformar em algo útil para o mercado, seja por um custo incompatível, seja por atender um nicho muito específico ou por não apresentar um diferencial claro em relação aos produtos existentes. Assim, o foco prático na demanda do mercado aumenta consideravelmente a chance de sucesso de projetos de inovação.

 

Biominas: Sabemos que inovar em biotecnologia é uma tarefa muito árdua, que exige muito investimento de tempo, dinheiro e possuem muitas especificidades enquanto regulação e etc. Como vocês da Safe Test lidaram com essas dificuldades e o que acham que foi primordial para conseguirem passar por elas?

Felipe Peixoto: Os prazos com os quais lidamos são muito longos. Para uma empresa sair do zero, se estabelecer em um local, investir em equipamentos, montar a linha de produção, montar uma equipe, obter autorização de funcionamento da Anvisa e o certificado de Boas Práticas de Fabricação, para então chegar ao mercado é um longo caminho. Nós estamos na etapa final junto à Anvisa. O mais importante neste caminho foi estabelecer um plano para a empresa ter receita durante este período, para se manter. E, no nosso caso, focamos no desenvolvimento de novos produtos para grandes empresas. Tivemos a felicidade de conseguirmos bons contratos de desenvolvimento neste período. Neste sentido, acreditamos que a elaboração de um plano estratégico, conhecendo a fundo todos os custos e todos os prazos, seja fundamental para um bom planejamento e consequente sobrevivência da empresa nos períodos que antecedem a chegada ao mercado. Para isso, basta interagir com outras empresas do mercado, pesquisar, questionar, etc.

 

Biominas: A Safe Test participou de várias iniciativas da Biominas, e inclusive foi vencedora de um dos programas e teve grande destaque em outros. O quanto você acha que o Biominas HUB e a metodologia da Biominas Brasil contribuíram para o sucesso nestes programas?

Felipe Peixoto: Os programas de aceleração da Biominas possuem bastante alinhamento com startups de Biotecnologia nos estágios de formatação do negócio e do produto. Foi muito importante para o nosso caminho ter passado por estes programas. Estes programas contribuíram fornecendo conteúdo, mentorias e metodologias para estruturação do nosso negócio, e também fornecendo mais credibilidade à Safetest no relacionamento com o mercado, tanto com empresas, quanto com investidores. Dentro da Biominas também fizemos conexões com outras empresas que foram importantíssimas para o nosso negócio.

Confira mais sobre a SafeTest clicando no link: https://www.safetest.com.br/

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br