Nos últimos anos, diversas tecnologias intensivas em conhecimento têm emergido e, com isso, também vem o surgimento de novos termos e conceitos. Essas áreas vêm sendo impulsionadas por uma combinação de mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que têm levado a novas formas de pensar sobre alimentação, meio ambiente e saúde.
Em busca de acompanhar o avanço nos setores em ciências da vida, muitas instituições e investidores passaram a utilizar termos como Biotechs, Foodtechs, Greentechs, Healthtechs e Techbio ao falar de startups.
Caso esses termos ainda sejam um mistério para você, fique tranquilo, pois iremos esclarecê-los e ilustrá-los com startups que atuam nesses setores.
É utilizado para descrever empresas que desenvolvem tecnologias, produtos e serviços a partir do uso de organismos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta, consequentemente sendo um ramo multidisciplinar com impacto nas outras “Techs” que citaremos na sequência.
Exemplos de startups de Biotech incluem:
Uma Foodtech utiliza tecnologia para inovar em toda a cadeia alimentar, da produção ao consumo. Elas têm o objetivo de melhorar eficiência, qualidade e sustentabilidade do sistema alimentar. Assim, utilizam uma ampla gama de tecnologias, como a inteligência artificial, a robótica, a biotecnologia e blockchain.
Entre os exemplos de startups que atuam no campo, podemos mencionar:
Greentech é um termo utilizado para descrever empresas que utilizam tecnologia para criar soluções ambientais sustentáveis. Essas empresas visam reduzir a pegada ecológica dos processos produtivos, mitigar os impactos das atividades humanas no meio ambiente e desenvolver novas tecnologias para proteger o planeta.
Exemplos de startups de Greentech incluem:
Techbio é um termo utilizado para descrever empresas que utilizam tecnologia para desenvolver soluções em saúde e bem-estar. Essas empresas combinam tecnologia e biologia para criar novas terapias, medicamentos e dispositivos médicos que melhoram a qualidade de vida das pessoas.
Algumas das startups de Techbio que podemos citar são:
Por fim, healthtech é um termo utilizado para descrever startups e empresas que utilizam tecnologias para desenvolver soluções inovadoras na área da saúde. Podem melhorar a eficiência do sistema de saúde, facilitar o acesso a cuidados médicos, desenvolver novas terapias e diagnósticos médicos, entre outros. E elas podem empregar variadas tecnologias, atuando com telemedicina, inteligência artificial, wearables, biotecnologia…
Predikta: Desenvolve projetos e produtos digitais na área de saúde utilizando a metodologia de imagens multiespectrais baseadas principalmente e inicialmente em termografia digital infravermelha. Dentre as soluções há o equipamento e método totalmente digital para rastreamento de sinais e sintomas de síndrome gripal.
TechBalance: Serviço completo de triagem, avaliação, acompanhamento, inteligência e prevenção focado no bem-estar motor e prevenção de quedas e lesões de pessoas de todas as idades, com foco especial em público 60+.
Você desenvolve uma linha de pesquisa nessas áreas? Tem uma startup que utiliza tecnologias relacionadas a estes conceitos? Quer ajuda para validar sua solução de forma estruturada?
Não perca essa oportunidade única de aprender com especialistas do setor, acessar recursos valiosos e fazer parte de uma comunidade apaixonada por inovação.
Inscreva-se agora na 7ª rodada da pré-aceleração BioStartup Lab e junte-se à próxima geração de empreendedores da ciência!
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário