fbpx

Gerando impacto em inovação para solucionar desafios da saúde e do setor de biotecnologia

26

ago 2021

Por:Biominas Brasil
Aceleração Corporativa | Biominas | Corporativo | Inovação | Negócios | Parcerias

A pandemia nos mostrou o quanto é importante investir em saúde e, ao mesmo tempo, escancarou diversos desafios que enfrentamos nesse setor aqui no Brasil. A maioria desses desafios não eram novidade, pois já vinham sendo tema de diversos debates e projetos que aconteciam de forma fragmentada ao longo dos anos.

Mas, felizmente, temos notado uma grande evolução para mudar esse cenário. A saúde agora tem sido foco de grandes investimentos, vindos de iniciativas públicas e privadas, com vistas a unir forças para transpor essas barreiras e efetivamente mudar o rumo do desenvolvimento, promovendo e potencializando a inovação e o empreendedorismo.

A Biominas Brasil tem acompanhado de perto essa movimentação e atuado nessa frente fazendo parcerias com diversos atores do setor que buscam gerar impacto positivo para a sociedade como um todo. Conheça algumas delas:

Programa Biotech Rondônia – Estimulando novos negócios em biotecnologia em Rondônia

O Programa Biotech Rondônia é uma iniciativa do Governo do Estado de Rondônia, juntamente com a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI), que visa estimular a criação de novas oportunidades de negócios em biotecnologia no Estado de Rondônia, evidenciando a importância da biodiversidade e o fomento ao empreendedorismo. O programa tem o apoio da Biominas e, além de fortalecer a bioeconomia do estado, visa apoiar o desenvolvimento de soluções dentro de áreas de interesse do estado, sendo as principais: biodiversidade amazônica, agro e doenças tropicais.

 

Programa Inova Labs Fiocruz – Potencializando as inovações da Fiocruz e capacitando seus pesquisadores

O Programa Inova Labs Fiocruz é um programa de pré-aceleração que objetiva identificar oportunidades junto aos pesquisadores da Fiocruz em todo o país para o desenvolvimento de soluções que possam resolver lacunas relevantes do sistema público de saúde nas áreas de oncologia, emergências sanitárias e doenças negligenciadas. Combina capacitação, modelagem de negócios e competição entre as equipes, e conta com o apoio da Biominas. O programa oferece suporte na construção de estratégias adequadas para a inserção de uma nova solução (produto/processo/serviço/sistema) no mercado e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras da equipe. Já rodamos 3 rodadas do Inova Labs Fiocruz e a 4a rodada foi iniciada agora em agosto.

Programa Startups ANAHP – Acelerando startups que fazem a diferença no setor de saúde

O Programa Startups ANAHP tem como objetivo destacar as principais e mais inovadoras soluções brasileiras com alto potencial para contribuir com o desenvolvimento do setor de saúde. Ele acontece dentro Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP), que é realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), e conta com o apoio da Biominas Brasil. Serão selecionadas 20 startups com potencial inovador promissor que passarão por capacitação e mentoria, por meio de metodologias de pré-aceleração e aceleração da Biominas, com o objetivo de prepará-las para se apresentarem e se relacionarem com potenciais parceiros e investidores durante o CONAHP. 

Seguindo nessa linha de incentivar a inovação e o empreendedorismo, essas duas próximas iniciativas levantam também a bandeira da equidade social:

 

Bootcamp: Mulheres na Ciência – Fomentando o empreendedorismo feminino científico em sustentabilidade e one health

Norteados pela necessidade de destacar a importância da mulher no mercado de trabalho e da visibilidade técnico-científica no nosso país, a Biominas Brasil, com o apoio institucional do Instituto Glória, desenhou uma jornada para mulheres cientistas que buscam desenvolver suas habilidades e adquirir novos aprendizados de forma ágil e acessível. O Bootcamp Mulheres na Ciência é um programa de imersão feito exclusivamente para cientistas mulheres, que terão a oportunidade de atuar em projetos reais junto com as melhores empresas da indústria farmacêutica do país. São situações/problemas que englobam os assuntos mais exigidos pelo mercado atual, onde as cientistas irão propor soluções e apresentar o projeto final para uma banca de especialistas em novos negócios.

 

Curso de Empreendedorismo para Doenças Raras (Impulsionando carreiras profissionais das pessoas que lidam com doenças raras)

A Biominas Brasil se uniu à Muni Raras, ampliando, com o olhar da diversidade funcional, as diferentes oportunidades de vida que cada pessoa tem. Existe uma comunidade formada pelas pessoas que lidam com doenças raras, e reconhecemos que elas possuem necessidades específicas para ter acesso ao conhecimento e para serem inseridas no mercado de trabalho. E acreditamos que um passo importante nesse processo é despertar nas empresas a consciência de que temos aqui um capital humano de grande valor, e estimular que elas criem estratégias que favoreçam a inclusão dessas pessoas no seu quadro de colaboradores.

É um orgulho para a Biominas fazer parte de todas essas iniciativas e estar ao lado de parceiros que são referência em suas áreas, tendo a certeza de que juntos poderemos contribuir com o ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo em saúde e em bio! 

Você também atua na área de inovação e empreendedorismo? Quer conhecer mais sobre a Biominas e como podemos trabalhar juntos? Fale conosco!

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Inscreva-se em nossa news!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br