fbpx

Habitat e Biominas Brasil estão com inscrições abertas para seleção de novas empresas para seu programa de incubação

04

set 2023

Por:Biominas Brasil
Biominas | Incubação | Inovação | Negócios | Notícias

A Fundação Biominas, na qualidade de gestora da Habitat, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em bio, comunica que estão abertas as inscrições de projetos interessados no programa de incubação para residentes 2023/2.

A entrada é feita por avaliação em fluxo contínuo. Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/nsELDE88LgDsuubX9.

A incubadora Habitat é um dos três elos da trilha de desenvolvimento de negócios da Biominas (que contempla 3 programas com metodologias específicas para apoiar negócios de base tecnológica em todos os seus estágios de maturidade, sendo também composta, além da incubação, também por programas de pré-aceleração e aceleração). Para a incubadora, o foco são empresas nascentes já constituídas, que tenham atuação no setor de Ciências da Vida, e cuja tecnologia principal já esteja validada pelo menos em ambiente laboratorial (TRL a partir de 4). Os projetos interessados poderão atuar em áreas como: saúde humana e animal, agronegócios, insumos, meio ambiente e TI com foco em saúde, cujos empreendedores brasileiros ou estrangeiros tenham interesse de desenvolver seu negócio no formato de residentes da incubadora, que está localizada em Belo Horizonte. 

A Habitat, em seus 26 anos de existência, já apoiou e graduou mais de 60 empresas, com alta taxa de sobrevida após a graduação. E, por meio da disponibilização de uma infraestrutura e metodologia especializadas para desenvolver negócios em bio conseguiu apoiar no crescimento e sucesso dessas empresas e, consequentemente, promover grandes resultados para o desenvolvimento tecnológico e econômico de Belo Horizonte e Minas Gerais, tais como a geração de aproximadamente 800 postos de trabalho, o registro de mais de 700 produtos, cerca de R$300 milhões em impostos auferidos, além de uma receita acumulada conjunta de mais de R$2 bilhões de reais através das empresas incubadas.

 

Processo de seleção

O formulário de inscrição visa conhecer um pouco mais sobre a empresa e o empreendedor/equipe e contempla informações técnicas, econômico-financeiras, mercadológicas e gerenciais. Após a avaliação do formulário, as empresas com aderência ao escopo de atuação da Habitat são convidadas a apresentar seu pitch para um Comitê de Seleção, que delibera sobre as empresas que comporão as novas residentes. 

As empresas selecionadas terão a oportunidade de se desenvolver em uma estrutura física especialmente projetada para empreendimentos sensíveis às regulamentações sanitárias, com acesso a salas de uso privativo, laboratórios multiusuário, almoxarifados, câmaras frias, central de esterilização, salas de reunião e auditório. Além disso, o programa de incubação presencial da Habitat oferece uma metodologia especializada para o desenvolvimento de negócios da área de bio, suporte para o planejamento orientado para o mercado, monitoramento de desempenho, assessorias, cursos, suporte ao licenciamento e ampla rede de contatos e mentores.

A participação de uma empresa nascente em um programa de incubação também proporciona a inserção do empreendedor em um ecossistema ativo de empreendedorismo e inovação que pode gerar conexões para o negócio e para o próprio empreendedor.

 

O que é um Programa de Incubação?

Um programa de incubação, na modalidade de residente, compreende a oferta de serviços e infraestrutura compatível com o desenvolvimento de empresas nascentes, de modo a dar condições do crescimento do empreendimento e empreendedor, por meio de apoio técnico e promoção de capacitações e conexões. O Programa de incubação da Biominas, para empresas que desejam ser residentes, tem previsão de até 4 (quatro) anos, onde se espera que o negócio tenha condições de crescer de forma sustentável fora das dependências da incubadora. No caso específico de negócios em bio, cujos prazos de desenvolvimento, riscos tecnológicos e desafios regulatórios são maiores que negócios de outros segmentos, a permanência em uma incubadora tem um papel ainda mais importante, de oferecer um ambiente com as aprovações cabíveis e uma equipe técnica especializada que poderá apoiar nas conexões e aprovações necessárias para a operação e produção do empreendimento.

Sobre a Habitat

A Habitat é uma incubadora de negócios de gestão privada, sob responsabilidade legal da Biominas, tendo sido a primeira especializada em desenvolver negócios de base tecnológica em Ciências da Vida em Minas Gerais, e uma das primeiras neste segmento no país. Estabelecida em 1997, ela é resultado de uma cooperação, também pioneira, entre Biominas, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais. A incubadora tem a missão de atender às demandas de inovação de projetos e empresas em bio por meio de um ambiente de colaboração e conexão com outros atores do ecossistema.

Sobre a Biominas

A Biominas Brasil é uma fundação privada, sem fins lucrativos, e uma das mais conhecidas instituições de inovação em bio no país. Desde sua fundação em 1990, a Biominas tem como foco de atenção a promoção do empreendedorismo na transformação de projetos de ciência em negócios inovadores. Interage e desenvolve soluções para pesquisadores, empreendedores, médias e grandes empresas, instituições públicas e privadas. 

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br