fbpx

Lado B dos investimentos em biotecnologia

16

fev 2022

Por:Biominas Brasil
Academy | Empreendedorismo | Inovação

Durante o ano passado, US $ 40.000 milhões foram investidos na indústria de biotecnologia. No entanto, há algo a se atentar por trás da inesperada abundância de capital.

Quando diferentes segmentos da indústria se popularizam, no caso, a biotecnologia por conta da pandemia, investidores sem expertise na área passam a investir indiscriminadamente.

E como nossas empresas são complexas, com desafios técnicos, regulatórios e de propriedade intelectual, investidores menos sofisticados não conseguem distinguir quais oportunidades com maiores riscos de retorno são promissoras.

 Nesse contexto, empresas, ideias, projetos ou start-ups passam a receber dinheiro que não necessariamente o justifica. E consequentemente, começa a se formar uma “bolha”, como foi a do .com, quando o mercado explodiu por se pensar que só por ter um site haveria vendas gloriosas.

Uma empresa bem administrada sabe quais são seus próximos passos, quanto dinheiro precisa e quanto tempo levará. Se houver muito capital disponível, a tentação será enorme. É só uma questão de prometer mais do que posso entregar, total, com mais recursos posso fazer mais coisas, certo? O problema é que agora tenho que distribuir minha atenção e energia em um número maior de tarefas.

É aqui que ocorre a “compressão”, já que levantei mais capital do que precisava, agora sou contra o tempo para cumprir o que prometi inicialmente, além de tudo o mais que disse que faria para justificar a entrada de mais dinheiro.

Em seguida, a “bolha” explode na cara de quem agiu de forma irresponsável, causando intermináveis ​​problemas.

No entanto, quem avançou de forma consciente, responsável e amparado por bons resultados científicos, conseguirá continuar sem maiores problemas.

Se a qualquer momento você ficar tentado a aceitar mais dinheiro do que realmente precisa, pense nisso, pois isso pode significar um lucro hoje, mas será um grande problema amanhã.

Raramente se diz que o excesso de capital é problemático. Verifique o seguinte vídeo para entender melhor onde estão os riscos e como mitigá-los.

Saiba como planejar o seu fluxo de investimentos com a Masterclass em Bionegócios by Cristian Hernandez da Biominas Academy!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br