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Como adaptar seu modelo de negócio em momentos de crise

18

maio 2020

Por:Biominas Brasil
Empreendedorismo | Inovação

Estamos de quarentena há mais de um mês. O conceito do que chamamos de “normal” para o trabalho foi alterado com a realidade que vivemos com a pandemia do Covid-19. E como todas essas mudanças impactam o seu negócio? Além da mudança da relação empregador-funcionários, temos que considerar as mudanças que estão surgindo e surgirão devido à pandemia no modelo de negócios

O altruísmo e colaboração entre empresas pode fazer a diferença entre o sucesso e fracasso durante a pandemia. Como exemplo disso, podemos citar a colaboração entre Sanofi e GSK para a pesquisa de uma vacina contra o novo coronavírus, e uma iniciativa de biologia sintética da Ginkgo Bioworks, que está dando livre acesso à sua plataforma de P&D para ajudar outras empresas a acelerar o desenvolvimento de diagnósticos, vacinas e terapias.

Muitas empresas manufatureiras estão mudando temporariamente seus produtos para atender à demanda mundial de kits diagnósticos, álcool gel, EPIs e equipamentos médicos. Tantas outras tem que adaptar seu modelo de negócios intensificando a relação com transportadoras, para que seus produtos cheguem ao cliente final. Independentemente do ramo, vemos uma onda de mudanças acontecendo. A seguir, listamos 4 áreas do seu modelo de negócios a serem revisitadas em tempos de Covid-19:

1) Demanda de clientes: a demanda tende a aumentar ou diminuir? Como ocorrem as tendências de mudança no mercado (ex: diminuição na produção de kits diagnósticos para dengue e aumento de demanda para kits diagnósticos para coronavírus)? Precisamos considerar a cadeia de distribuição do produto e os canais de venda? Existem novos grupos de clientes a se considerar? O vírus cria preocupações de segurança para a sua empresa (para seus funcionários e clientes)?

2) Proposta de valor: seu serviço pode ser essencial durante a crise, porém necessitar de adaptações na forma em que entrega valor aos seus clientes. A necessidade pela sua solução continua existindo, porém a forma de se entregar valor ao cliente muda, o que implica em mudanças como forma de apresentação do produto.

3) Demonstração de valor: a estratégia de marketing e vendas pode ser afetada. No ramo de biotecnologia, uma forma de fazermos marketing é participar de conferências e feiras do setor. Com a pandemia, tais eventos foram suspendidos temporariamente. Como podemos então demonstrar valor aos nossos potenciais clientes? 

4) Capacidades: Enquanto fazemos home office, a gestão do escritório tomará menos tempo, mas o suporte de TI e ferramentas de videoconferências podem necessitar de mais recursos. Ou seja, se o funcionário usar o computador da empresa, ele pode precisar de um suporte à distância. Os custos com servidor e internet podem aumentar. Talvez seja necessário pagar algum serviço de videoconferências para casos específicos. Devemos considerar tais mudanças e decidir uma estratégia coerente à nova realidade.

 

Depois disso, vem a fase de analisar as conexões entre essas dimensões. A chave é definir objetivos realistas para a sua empresa, durante e após a crise. Uma lição aprendida por outros momentos de crise no passado é que empresas que são proativas e orientadas ao crescimento, mesmo demonstrando suas vulnerabilidades, terão vantagens para sair da crise. Para mais informações sobre o impacto do coronavirus no seu modelo de negócios, acesse https://store.hbr.org/product/coronavirus-and-business-the-insights-you-need-from-harvard-business-review/10440?sku=10440E-KND-ENG?referral=02560

* Este é um texto de opinião baseado no artigo “Assessing coronavírus impact on your business model”, publicado na Harvard Business Review.

  1. Henrique disse:

    Estamos agora no final de 2022 e frequentemente fazemos novas estratégias aqui na empresa pois ainda não normalizamos totalmente no “pós-pandemia”. Demanda de clientes e proposta de valor são as situações que mais nos preocupa pois a recuperação do mercado é gradativa e requer paciência.

    • Com certeza, Henrique! Esse é um movimento comum entre as empresas que ainda se encontram nesse momento de adaptação do pós pandemia. Uma tentativa constante de identificar como o mercado está reagindo às mudanças e como os clientes se relacionam com as marcas.

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