fbpx

Carta de apoio a regulamentação para o profissional biotecnologista

19

mar 2021

Por:Biominas Brasil
Biominas | Opinião

CARTA ABERTA AO CONGRESSO NACIONAL 

Aos excelentíssimos deputados e senadores do Congresso Nacional, 

 

A empresa Fundação Biominas cria serviços, programas e ambientes, que de forma comprovada, contribuem para a construção de negócios de sucesso a partir da interação entre os principais players das áreas de ciências da vida e biotecnologia no Brasil. 

Nós acreditamos que a biotecnologia é a ciência do século XXI, e possui destaque contínuo nas áreas de diagnósticos, cosméticos, tratamentos terapêuticos, combate às doenças, agronegócio, tratamento de efluentes e resíduos, soluções em alimentos, sustentabilidade e inovação, impactando de forma positiva a sociedade. 

Apesar disso, por ser uma área de atuação profissional recente no país, desafios surgem no caminho do biotecnologista brasileiro. A falta de regulamentação para o profissional biotecnologista traz obstáculos a ele frente à sua entrada no mercado de trabalho, muitas vezes, vagas não são destinadas a esse profissional. 

A falta de regulamentação de cuidados e deveres do contratador para a segurança do biotecnologista também está inserida nestes obstáculos, bem como a impossibilidade de órgãos fiscalizadores de outras profissões gerenciar em sua totalidade todas as áreas de exercício que o biotecnologista pode atuar, devido à multidisciplinaridade de sua formação, gerando uma exclusão indireta do profissional do mercado de trabalho. 

Reconhecidos os empecilhos que o profissional biotecnologista enfrentam devido à não regulamentação de sua profissão, a Fundação Biominas solicita a especial atenção dos congressistas para a aprovação ao Projeto de Lei 3762/2019 que regulamenta a profissão de Biotecnologista, pois acredita que a formalização da profissão é um passo fundamental para a nossa afirmação e reconhecimento no mercado de trabalho e de igual forma garante visibilidade e respaldo para os produtos oferecidos e serviços prestados.

  1. Ananda disse:

    Muito necessário esse apoio! Vim pelo post da LiNA Biotec – Polo UnB #regulamentabiotec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br