fbpx

Serviços e Ações do Biominas HUB

30

maio 2022

Por:Biominas Brasil
Biominas | Biominas HUB | Estudos do Setor | Inovação

O HUB possui uma infraestrutura projetada para cumprir todas as exigências sanitárias necessárias ao licenciamento e operação de cada novo empreendimento de ciências da vida, aprovada pela Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, com a respectiva emissão de Alvará de Funcionamento, renovado anualmente. Possui uma sede com área construída de cerca de 3.000 m², com um laboratório de Físico-Química e um de Microbiologia compartilhados, uma estação de tratamento de esgoto (ETE) para o tratamento devido aos descartes de efluentes líquidos das empresas incubadas e um abrigo para o armazenamento temporário dos resíduos sólidos resultantes de suas atividades. 

Possuímos influência e experiência com ambientes regulatórios e cultura de inovação, o que a torna essencial na área de Ciências da Vida, auxiliando os empreendedores a terem suas soluções inovadores no mercado, superando as dificuldades de um setor altamente regulado, e impedindo que as empresas sejam prejudicadas devido à rigidez, custos, tempo do processo regulatório e falta de apoio. Com o apoio da FINEP e CNPq/ MCTI, FAPEMIG e SEBRAE Minas e Nacional e longo histórico de relacionamento com importantes instituições mineiras, como a UFMG, FUNED,  CETEC-CIT-FIEMG/SENAI, CSEM Brasil, SEED-MG, e nacionais de Ciência, Tecnologia & Inovação temos o intuito de fortalecer a prospecção de novos negócios e de incrementar o acesso das empresas incubadas a infraestrutura e facilidades, além de oferecer ambiente propício para que tecnologias originadas em centros de excelência em pesquisa possam se desenvolver como negócios.

Historicamente já apoiamos cerca de mais de 86 empreendimentos, 190 startups; graduamos 50 empresas, tendo contribuído para o estabelecimento de parcela importante do atual conjunto de empresas de ciências da vida inovadoras no Estado de Minas Gerais, sobretudo na Região Metropolitana de Belo Horizonte (cerca de 30%). 

O programa de incubação está estruturado em três fases: Planejamento e Licenciamento; Desenvolvimento e Consolidação; e Graduação. No planejamento e licenciamento as principais atividades são: elaboração do Plano de Incubação e orientações quanto ao processo de formalização do empreendimento e aos trâmites necessários para a obtenção das licenças de funcionamento e de registro de produtos, quando aplicável, de modo a estruturar o negócio. No desenvolvimento e consolidação há o acompanhamento da execução do Plano de Incubação e busca pelo aperfeiçoamento e consolidação do modelo de negócio do empreendimento mediante oferta ou indicação de oportunidades para a melhoria do desempenho. E por fim, na graduação há o apoio aos empreendimentos no planejamento dos procedimentos relativos à sua graduação (transferência da sede para outro espaço físico).

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br