No dia 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, em 1947, o conceito de saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de afecções e enfermidades”.
Apesar da amplitude dessa definição, ao longo dos anos, os sistemas de saúde concentraram-se quase exclusivamente no diagnóstico e tratamento de doenças que acometem as populações. Os avanços obtidos com uma maior assertividade dos tratamentos foram muito significativos e impactantes na redução da mortalidade global. O diagnóstico molecular e por imagens, as novas classes de medicamentos biológicos e técnicas cirúrgicas permitiram a identificação e o tratamento de inúmeras enfermidades, até então de difícil solução para os pacientes.
Um novo cenário criado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, como big data e inteligência artificial, em conjunto com o aprofundamento científico em temas como envelhecimento, bem-estar e prevenção, promete uma nova escala de avanços em saúde. A geração e análise de grandes volumes de dados serão fundamentais para uma saúde personalizada e a melhoria nos sistemas públicos.
A conversão para um sistema de saúde baseado na prevenção e bem-estar será uma mudança de paradigma enorme frente ao atual modelo baseado em doenças, afetando fontes pagadoras (públicas e privadas) e prestadores de serviços de saúde. Algo que certamente irá ocorrer tanto pelo desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos citados acima quanto pela incapacidade operacional e financeira de todos os sistemas de saúde no mundo em proporcionar um serviço de qualidade para toda a população.
Há alguns anos, redigimos um Manifesto resumindo o entendimento e o posicionamento da Biominas Brasil em prol deste conceito moderno de saúde. O documento apresenta três esferas de atenção: o desenvolvimento de soluções em diagnóstico e tratamento de doenças, a prevenção e o bem-estar, que permitam um healthspan crescente, e a influência dos aspectos ambientais e sociais na saúde de cada indivíduo.
Como um centro de inovação aberta em bio e saúde, buscamos projetos, empreendedores e parceiros alinhados com nossa visão. Quer fazer parte desse movimento de inovação? Junte-se à comunidade Biominas Brasil para colaborar, compartilhar ideias e impulsionar a inovação em conjunto.
Artigo escrito por Eduardo Emrich, presidente e CEO da Biominas Brasil.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe um comentário