fbpx

Veja como foi o Demoday do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da PBH

13

maio 2021

Por:Biominas Brasil
Empreendedorismo | Eventos | Inovação | Negócios | Notícias

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), e realização da Biominas Brasil, promoveu no dia 07/05, das 14h às 17h, o evento Demoday, que marcou o encerramento dessa rodada de pré-aceleração do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Na ocasião, as startups participantes do Programa se apresentaram a uma banca de especialistas e foi feita a divulgação da startup vencedora (aquela melhor avaliada ao final de todo o programa).

Sobre o Programa:

O Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde foi lançado em janeiro deste ano com o intuito de desenvolver soluções para os desafios da saúde pública, estimulando a criação de novas oportunidades de negócios em tecnologia da saúde em Belo Horizonte e reforçando o posicionamento que se pretende alcançar como Cidade da Saúde. 

Foram mais de 50 inscrições recebidas de startups de vários estados brasileiros, com projetos nas categorias de “soluções digitais”, “soluções de hard science” e “dispositivos em saúde”, dentre outras, com o objetivo de contribuir para minimizar o contágio e/ou acelerar a recuperação dos impactos causados pela pandemia de COVID-19, além de apoiar inovações para o contexto pós-pandemia em saúde pública.

As melhores soluções/startups foram escolhidas por uma comissão de avaliadores. As 12 selecionadas passaram por 8 semanas de capacitação em inovação e empreendedorismo, recebendo suporte de especialistas para criar, desenvolver e testar a viabilidade do modelo de negócio da solução que pretendem levar ao mercado. Durante esse tempo, os empreendedores também competiram entre si e tiveram valiosas mentorias com as áreas técnicas da PBH e parceiros para investigação do problema, conhecimento da estrutura, recursos e gargalos atuais do sistema, para alinhamento da sua solução.

Evento online de encerramento: o Demoday

A etapa final dessa pré-aceleração é o Demoday, onde as startups apresentam o trabalho desenvolvido e recebem a avaliação acerca da viabilidade de implementação, pontos de melhorias e possibilidades de interação com a PBH e parceiros.

Para selecionarmos as três melhores startups do Programa, convidamos um banca de peso com os seguintes avaliadores:

  • André Reis – Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão – PBH 
  • Cláudio Beato – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico – PBH 
  • Jean Mattos Duarte – Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão – PBH
  • Jomara Alves – Consultora/Presidente do Grupo de Inovação em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde – PBH 
  • Leonardo Roscoe – Diretor de Infraestrutura – Prodabel 
  • Eduardo Emrich – CEO – Biominas Brasil 
  • Davi Cunha Alencar – FIR Capital 
  • Felipe Salvador – Diretor Médico – Rede Mater Dei 
  • Paulo Braga – Head de Corporate Venture – Eurofarma 
  • Victor Gadelha – Head de Inovação Médica de Hospitais – DASA

A banca avaliou as startups finalistas em diversos pontos, como o grau de inovação da solução e qual o impacto potencial para a saúde pública de Belo Horizonte. Veja abaixo as primeiras colocadas do Programa:

1º lugar:
Medlogic: Desenvolve um aplicativo que auxilia, registra, acompanha e capacita profissionais no plano de cuidados das Instituições de longa permanência de idosos. A Administração Pública e a Vigilância Sanitária podem fazer o acompanhamento remoto das instituições.

2º lugar:
3DLopes: Produz Videolaringoscópio de menor custo, em formato anatômico e impressão 3D, facilitando o manejo da via aérea para inserção do tubo orotraqueal garantindo ventilação e o fluxo de oxigênio necessário para os pulmões.

3º lugar:
CORONAmAb: Oferece anticorpos monoclonais de uso potencial na terapia e diagnóstico rápido da COVID-19. A tecnologia utilizada na terapia atua diretamente na neutralização viral, sendo fundamental no controle e mitigação dos casos graves da doença, contribuindo para o funcionamento  adequado dos hospitais e unidades de atendimento.

 

Conheça também as demais startups participantes (em ordem alfabética): 

Arabutã: A startup desenvolve tintas e vernizes biocidas para uso hospitalar. As tintas são de fácil aplicação e desinfetante, mantendo a superfície do ambiente hospitalar seguros contra a deposição de microrganismos.

DSBio: A startup desenvolve Bioprodutos fitoterápicos antissépticos com potencial antimicrobiano.

Fleximedical Soluções em Saúde: Fabricam unidades móveis de saúde (carretas, vans, containers e módulos) que facilitam o atendimento para exames , triagem médica, cirurgias eletivas de pequeno porte e vacinação de COVID.

Geosubs: Plataforma digital de comunicação geolocalizada, no qual emite alertas levando em consideração a localização geográfica do usuário, permitindo definir geograficamente a região a receber os avisos.

Helper Imunobiológicos: Trabalha no desenvolvimento de produtos para auxiliar no combate à pandemia de COVID-19, como Ensaio Imunoabsorvente (ELISA), Biossensores para diagnóstico e Testes rápidos de COVID-19.

INNOMA: A startup desenvolve nanoativo de Prata (ação antimicrobiana de amplo espectro). Este ativo é muito útil para desinfecção de áreas críticas como hospitais, veículos de transporte público e locais de grande acesso de pessoas. 

M2D1: Solução baseada na radiação ultravioleta em comprimento reduzido. Pode ser aplicada de modo contínuo na presença de pessoas e animais sem que danos à saúde sejam provocados, garantindo eficiência de 99,99% de eliminação dos germes ainda no ar e em superfícies visíveis. 

Ortoprevent: A solução é otimizar e potencializar a gestão do percurso assistencial ao paciente, utilizando-se de tecnologia e análise de dados, com o intuito de SOMAR com o método atual, sem pretensão de substituí-lo.

Safetest: TA Safetest é uma startup mineira que está ganhando o mundo com o desenvolvimento de testes rápidos de alta qualidade, com tecnologia inédita, a custos acessíveis.

Após o término da premiação do Demoday, o público presente teve a oportunidade de conversar com cada uma das startups (em salas virtuais e individuais) para conhecer mais sobre as tecnologias e discutir possibilidades de parcerias.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Biominas, inclusive dos próximos eventos e programas sobre inovação em bio?

Então inscreva-se em nossa newsletter!

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a newsletter e receba nossas novidades!

    Av. José Cândido da Silveira, 2100 - Horto, Belo Horizonte - MG, 31035 - 536

    +55 (31) 3303-0000

    biominas@biominas.org.br