cases de sucesso
ImunoTera
De pesquisadoras da USP a empreendedoras!
Na luta contra o câncer induzido pelo HPV, a ImunoTera, uma startup inovadora fundada em 2016 por três pesquisadoras da USP, está revolucionando a imunoterapia no Brasil. A empresa contou com o apoio estratégico da Biominas Brasil ao participar da 1ª rodada do BioStartup Lab, programa de pré-aceleração da instituição, e tem alcançado marcos significativos no desenvolvimento de uma imunoterapia pioneira para tratar cânceres associados ao vírus do papiloma humano (HPV). Esse avanço reflete o impacto das parcerias entre ciência e empreendedorismo na criação de soluções inovadoras para a saúde.
Por meio de sua plataforma Act-Tera, a ImunoTera utiliza a proteína recombinante TERAH-7 para restaurar e ativar o sistema imunológico, focando em lesões pré-cancerígenas e cânceres relacionados ao HPV. A TERAH-7 atua com três mecanismos: bloqueio de vias imunossupressoras, direcionamento para células dendríticas e ativação de células imunes, demonstrando eficácia na eliminação de células doentes e na prevenção de recidivas, sem necessidade de anestesia ou cirurgia. Confira!
Jornada empreendedora
O câncer do colo do útero, causado pelo HPV, é um grave problema de saúde pública, com mais de 300 mil mortes anuais globalmente. No Brasil, são mais de 16 mil novos casos e quase 7 mil mortes anuais. Em 2016, as fundadoras da ImunoTera, Luana Raposo de Melo, Bruna Porchia Ribeiro e Mariana Diniz, sabiam da gravidade do problema, mas enfrentaram desafios para levar suas pesquisas do laboratório ao mercado.
Metodologia usada pela Biominas para apoiar
Resultados alcançados
Impacto e inovação contínua
“Naquele momento, éramos apenas três cientistas, conduzindo nossos projetos de doutorado e pós-doutorado, e só a inscrição para o programa já foi um desafio para nós! Não conhecíamos o canvas, e nem sabíamos quem eram nossos clientes! Foi um período desafiador, mas de muitos aprendizados e oportunidades de nos conectarmos com outras startups de saúde, algumas delas também fundadas por cientistas empreendedores, com as quais mantemos contato até hoje. Como resultado de tanta dedicação, nossa startup ficou em 1º lugar na apresentação de pitch no Demoday e colhemos frutos de networking desde então.”
Luana Raposo de Melo, Diretora Executiva da ImunoTera.
Informações sobre a startup
PROGRAMA DA BIOMINAS: BioStartup Lab – 1° Rodada
TIPO: Startup
ÁREA: Saúde
SUBÁREA: Fármacos, terapias e químicos
ESPECIALIDADE: Saúde da mulher e Oncologia
TECNOLOGIA: Imunoterapia e Vacina
ODS ATENDIDO: 3 – Saúde e Bem-estar
MODELO DE NEGÓCIOS: Licenciamento da tecnologia para farmacêuticas e empresas parceiras e/ou co-desenvolvimento.
SEGMENTO DE CLIENTES: B2B, B2B2C e B2G
SOLUÇÃO: Produto
TRL: 7
ESTÁGIO: Tração
FUNCIONÁRIOS: Até 9 colaboradores
RODADA DE INVESTIMENTOS: Seed
CONTATO: www.imunotera.com.br
Se você é uma startup e deseja transformar sua pesquisa em uma solução de mercado com impacto significativo, junte-se aos programas da Biominas Brasil!
Fale com um consultor Biominas Brasil
Ao enviar suas informações, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, disponíveis na seção de LGPD.